Nota das Direções Sindicais e Movimentos Sociais do município em defesa da saúde do povo de Amargosa, não é hora de reabrir o comércio!

Amargosa completa 43 dias sem nenhum caso confirmado do COVID-19, desde o primeiro caso registrado na Bahia. Muito por conta da rigorosidade adotada no isolamento social.

“Nós, dirigentes das representações sindicais e de movimentos sociais da cidade de Amargosa, vimos a público expor nossa posição contrária a qualquer medida que, neste momento, vise reduzir o isolamento social exigido pela Organização Mundial da Saúde, como a reabertura do comércio e serviços não essenciais da nossa cidade.

Novamente, nesta semana, a direção da representação local dos patrões de Amargosa (ACIAPA) insiste em cobrar, publicamente, a abertura do comércio colocando a “saúde” financeira das suas empresas acima da saúde dos trabalhadores do comércio e da população da cidade; na contramão da posição do sindicato dos trabalhadores do comércio (SINTRACAM), que vem desde do dia 22 de março de 2020 cobrando o fechamento do comércio, por falta de condições de segurança à saúde dos trabalhadores da cidade.

Hoje, Amargosa completa 43 dias sem nenhum caso confirmado do COVID-19, desde o primeiro caso registrado na Bahia. Muito por conta da rigorosidade adotada no isolamento social; fechamento do comércio, suspensão das aulas, fechamento da Indústria e outras medidas sanitárias.

Certamente, sem estas medidas o cenário seria outro. O que nos deixa perplexos são os patrões insistirem com tal medida descabida; exatamente no momento em que a pandemia avança no nosso estado, quando os órgãos competentes indicam que o grau de contaminação e óbito estão aumentando e que a tendência é o agravamento nos próximos dias.

Mais grave ainda é ver que os patrões cobram a abertura do comércio, mas até agora não apresentaram nenhuma ação propositiva para ajudar no combate ao COVID-19 na nossa cidade e muito menos um compromisso público de manter os empregos e salários. Ao contrário, muitos patrões já estão demitindo, inclusive, desrespeitando as determinações legais.

A situação é grave. Não podemos colocar em risco a vida da população de Amargosa reabrindo o comércio e favorecendo aglomerações. As medidas econômicas anunciadas pelo governo Bolsonaro são insuficientes; seja para a manutenção dos empregos e renda dos/as trabalhadores/as, seja para garantia do funcionamento da economia nacional. Reabrir o comércio local irá ampliar a exposição da população de Amargosa aos riscos da contaminação do COVID-19 e não salvará a economia local.

Neste momento, a saída é forçar o governo Bolsonaro (que insiste em menosprezar a pandemia) a fazer um forte pacote econômico, como feito em outros países, em que o Estado injete muito dinheiro para o combate a pandemia do Coronavírus, ofereça socorro financeiro imediato às pequenas e médias empresas, além de executar medidas econômicas urgentes que garantam os empregos e salários dos trabalhadores.

Os sindicatos e movimentos sociais seguem na luta pela garantia da vida, da saúde, dos empregos e dos salários dos trabalhadores. A SAÚDE DO POVO DEVE VIR EM PRIMEIRO LUGAR!

Amargosa, 11 de abril de 2020.

José Carlos Pires – Presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio de Amargosa – SINTRACAM

Samuel Almeida – Presidente da APLB/ Amargosa

David Teixeira – Presidente da Associação de Professores Universitários do Recôncavo – APUR

Antonio Brito Maia – Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais/Amargosa – STR

Elielson Aquino – Dirigente da Seção Local da ASSUFBA/UFRB

Luciane Almeida – Diretora do Sindicato dos Servidores da Prefeitura de Amargosa

João Santos da Silva – Diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza Urbana do Recôncavo (Sindilimp-Recôncavo)

Pe. Raimundo de Jesus Santos e Gicelma Rodrigues – Representantes da Cáritas Diocesana de Amargosa

Antonio de Jesus Nery – Diretor do SINDMETROPOLITANO

Adriana dos Santos e Cosme Santana – Direção da COOAMA”

Siga o Recôncavo no Ar nas redes sociais e fique por dentro de todas as informações e transmissões ao vivo na nossa página oficial.

Facebook e Instagram

ASCOM

Sair da versão mobile