Norovírus provoca surto em Salvador, pessoas estão tendo febre, vômito e diarreia

Norovírus está por trás do surte de virose.

Salvador está enfreando um surto de virose, provocada pelo norovírus e que tem causado preocupação em autoridades em saúde. A maior parte da população já se contaminou, pois a taxa de transmissão é considerada alta.

As unidades de saúde da capital baiana estão cheias de pacientes com relatos de diarreia, vômito e febre, porém no interior do estado o cenário é diferente.

O norovírus tem capacidade de resistir por maior tempo fora do corpo humano, fator que contribuiu para o aumento na quantidade de casos.

“Ele é altamente contagioso, passando de pessoa para pessoa. Quem está com os sintomas deve usar máscara e evitar contato. Além disso, é recomendado lavar as mãos e higienizar bem os utensílios utilizados por quem está doente”, diz o virologista Gúbio Soares.

Medidas que combatem o norovírus

“Tenho percebido o aumento de casos de viroses intestinais. Identificamos casos de norovírus e rotavírus também” Concluiu a infectologista Clarissa Cerqueira.

Tratamento

Não existe um tratamento específico para a infecção viral provocada pelo norovírus, mas os médicos tratam os sintomas.

Em geral, o norovírus é uma infecção viral autolimitada, o que significa que geralmente desaparece por conta própria dentro de alguns dias. No entanto, em casos graves ou em pessoas com sistemas imunológicos comprometidos, pode ser necessário acompanhamento médico mais intensivo.

Inscreva-se em nosso canal do You Tube e receba todas as novidades, vídeos e entrevistas e em breve transmissões ao vivo.

Siga o Recôncavo no Ar nas redes sociais e fique por dentro de todas as informações e transmissões ao vivo na nossa página oficial.

Facebook e Instagram

Sair da versão mobile