Na véspera da lavagem, imagem do Senhor do Bonfim é levada de basílica para Capitania dos Portos
Ato começou por volta das 9h20 desta quarta-feira (15). Imagem saiu da Ponta de Humaitá, segue para Igreja da Penha e, de lá, vai para 2º Distrito Naval de Salvador.
A imagem do Senhor do Bonfim começou a ser transferida da basílica dedicada ao santo, no bairro do Bonfim, para a região do Comércio, por volta das 9h20 desta quarta-feira (15), durante traslado marítimo pela Baía de Todos-os-Santos. O ato ocorre um dia antes da Lavagem do Bonfim, um dos momentos mais importantes da celebração. [Confira programação no final da matéria]
Conforme a organização da festa, por volta das 8h, a imagem saiu da basílica e foi levada até a região da Ponta de Humaitá, onde às 9h20 foi colocada em uma embarcação e seguiu pela Baía de Todos-os-Santos.
A previsão é de que, durante o trajeto marítimo, a imagem faça uma pequena pausa na Igreja da Penha e, então, siga para o 2º Distrito Naval de Salvador, que fica no Comércio. Ao chegar no bairro, o santo vai ser levado para um local, que não foi divulgado, para últimos preparativos antes do cortejo que acontece na quinta-feira (15).
Essa é a segunda vez que o traslado marítimo ocorre durante as celebrações dedicadas ao santo. A primeira vez foi em 1923, na comemoração dos cem anos da Independência da Bahia.
Vários fiéis participam do momento. — Foto: Patrícia Luz / Arquivo Pessoal
Com o tema “Senhor do Bonfim, 275 anos de devoção, veneração e proteção”, as celebrações ao santo começaram no dia 9 de janeiro com várias missas e eventos. Neste ano, o festejo leva o lema de “Ontem, hoje e sempre sob a sombra da Tua Cruz”.
Na lavagem de quinta-feira, o cortejo sai da Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia e segue por diversas ruas da capital baiana, até chegar no bairro do Bonfim.
A lavagem sincrética, que conta com católicos e o povo de santo, não será realizada apenas no adro, como nos últimos anos, mas nas escadarias da Basílica do Bonfim.
Programação das celebrações ao Senhor do Bonfim
Igreja do Bonfim, na Colina Sagrada, Cidade Baixa de Salvador — Foto: Maiana Belo/G1
Dia 15 de janeiro – Quarta-feira
- 8h – Saída da imagem do Senhor do Bonfim para procissão marítima até o 2º Distrito Naval.
- 19h – 7ª noite da novena: Pregador: Pe. Sérgio Ricardo Gomes de Freitas, Pároco da Paróquia de N. S. da Conceição – Periperi
Dia 16 de janeiro – Quinta-feira – Tradicional Lavagem das Escadarias da Basílica Santuário do Senhor do Bonfim
- 7h – Saída da 7ª Caminhada (Lavagem de Corpo e Alma) da Conceição da Praia (Comércio), conduzindo a imagem peregrina do Senhor do Bonfim. Ritual da Lavagem das escadarias da Basílica.
Dia 17 de janeiro – Sexta-feira, às 19h – 8ª noite da novena.
- Pregador: Pe. Welington Silva, C.Ss.R –Vigário do Santuário Divino Pai Eterno – Trindade – GO e apresentador da TV Pai Eterno.
Dia 18 de janeiro –Sábado, às 19h – 9ª noite da novena.
- Pregador: Pe. Alberto Monte Alegre Vieira Neves.
19 de janeiro – Domingo – Dia da Festa
- 5h – Alvorada
- Horários das missas: 5h, 6h, 7h30min, 9h, 15h.
- 10h – Missa Solene presidida por Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger.
- 16h – Procissão dos três pedidos. Local de saída: Igreja dos Mares.
- Encerramento com oração do Ano Jubilar, bênção do Santíssimo Sacramento e queima de fogos de artifício.
Siga o Recôncavo no Ar nas redes sociais e fique por dentro de todas as informações e transmissões ao vivo na nossa página oficial.
G1 Bahia/ Foto: Patrícia Luz / Arquivo Pessoal