Construída em 1885, a ponte tem grande valor histórico e cultural, ligando as cidades de Cachoeira e São Félix.
O Ministério Público Federal (MPF) na Bahia abriu um inquérito para investigar as condições de conservação da Ponte Dom Pedro II, localizada em Cachoeira, no Recôncavo baiano. A portaria, divulgada nesta quarta-feira (9), destaca a falta de iluminação e a remoção dos trilhos da antiga linha férrea como questões preocupantes.
Construída em 1885, a ponte tem grande valor histórico e cultural, ligando as cidades de Cachoeira e São Félix. Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 1971, a responsabilidade pela manutenção do equipamento é da Ferrovia Centro Atlântica (FCA), concessionária administrada pela VLI. A FCA pode deixar de ser a responsável pela ferrovia em 2026, quando termina o contrato de concessão.
O equipamento passou por momentos críticos em junho de 2022, quando um trem carregado de óleo diesel descarrilou sobre a ponte, forçando a interdição do local por uma semana. Desde então, a situação estrutural da ponte, que já era alvo de preocupações, se tornou ainda mais delicada, motivando a atuação do MPF.
Blog do Valente
Acompanhe mais notícias do site aqui.
Siga o Recôncavo no Ar nas redes sociais e fique por dentro de todas as informações e transmissões ao vivo na nossa página oficial