Mortes relacionadas por doenças cardiovasculares em Elísio Medrado chegam a 15 somente em 2022
Média chega a quase duas mortes por mês.
O número de mortes no Brasil por doenças do coração é expressivo e assustador. Mais de 1.100 pessoas morrem por dia por doenças cardiovasculares, problemas do coração e da circulação. Isso significa que cerca de 46 pessoas morrem por hora, e uma pessoa morre a cada 1,5 minuto.
Dados da Secretaria Municipal de Saúde solicitados pela reportagem do Recôncavo no Ar expressam o grande número de mortes relacionadas à problemas do coração no município de Elísio Medrado no período de 01 de janeiro a 24 de agosto de 2022, registrando 11 mortes decorrentes de IAM (Infarto Agudo do Miocárdio) e 4 por AVC, conhecido por derrame.
Os AVCs quando não matam deixam o paciente com graves sequelas que necessitam de acompanhamento com fisioterapeuta para recuperação dos movimentos perdidos, e nesse quesito o município registra casos com frequência.
No Brasil até o fechamento desta matéria as 15: 57 desta sexta-feira (25), foram registradas pelo Cardiômetro 262,805 (duzentos e sessenta e duas mil, oitocentos e cinco mortes), por doenças cardiovasculares.
O Cardiômetro é um indicador do número de mortes por doenças cardiovasculares no País, criado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia. As doenças cardiovasculares, afecções do coração e da circulação, representam a principal causa de mortes no Brasil. São mais de 1100 mortes por dia, cerca de 46 por hora, 1 morte a cada 1,5 minutos (90 segundos).
As doenças cardiovasculares causam o dobro de mortes que aquelas devidas a todos os tipos de câncer juntos, 2,3 vezes mais que as todas as causas externas (acidentes e violência), 3 vezes mais que as doenças respiratórias e 6,5 vezes mais que todas as infecções incluindo a AIDS. A Sociedade Brasileira de Cardiologia estima que, ao final deste ano, quase 400 mil cidadãos brasileiros morrerão por doenças do coração e da circulação. Muitas dessas mortes poderiam ser evitadas ou postergadas com cuidados preventivos e medidas terapêuticas. O alerta, a prevenção e o tratamento adequado dos fatores de risco e das doenças cardiovasculares podem reverter essa grave situação.
Siga o Recôncavo no Ar nas redes sociais e fique por dentro de todas as informações e transmissões ao vivo na nossa página oficial.
Inscreva-se em nosso canal do You Tube e receba todas as novidades, vídeos e entrevistas e em breve transmissões ao vivo
Foto: reprodução