Segundo a Secretaria de Saúde, neste ano, até o mês de outubro, foram visitados 182 imóveis em 38 localidades, e capturados 467 escorpiões.
Moradores do Loteamento Laje Grande, localidade em Vitória da Conquista, cidade no sudoeste da Bahia, relataram que escorpiões têm invadido as casas da região há, pelo menos, duas semanas.
Segundo a dona de casa Elenita Pereira dos Santos, todos os dias têm aparecido escorpiões na casa dela. A preocupação maior dela é com os filhos, onde já chegou a encontrar um escorpião próximo à cabeça da bebê.
“A gente encontra atrás dos móveis, a gente acaba arrastando e acaba achando os bichos. Está demais. Quando eu acordei, estava lá, perto da cabeça dela (filha bebê), filhote. Ontem a gente retornou a achar outro debaixo da coberta, hoje achei outro de novo”, disse Elenita.
A empregada doméstica, Ana Lúcia Pereira dos Santos, veio com o filho visitar dona Elenita, e ele acabou sendo picado por um escorpião. “Fiquei muito preocupada com isso, agora já aparecendo de novo. São muitos”, contou Ana.
Os moradores dizem que antes não era assim no Loteamento mas, nos últimos dias, os escorpiões começaram a aparecer com maior frequência. “Aparece duas, três. A gente vai no banheiro, na parede, a gente mata, no mosqueteiro”, relatou a dona de casa Noeme Maria da Conceição.
A Secretaria Municipal de Saúde informou que, até o mês de novembro, foram registrados 271 acidentes por picadas de escorpião no município. O órgão disse ainda que as atividades de controle de escorpiões em Vitória da Conquista são feitas a partir das demandas recebidas pelo serviço, que chegam dos diversos bairros da cidade e da zona rural.
Segundo a Secretaria de Saúde, neste ano, até o mês de outubro, foram visitados 182 imóveis em 38 localidades, e capturados 467 escorpiões.
No bairro, há muitas ruas sem asfalto e terrenos baldios. Com a chuva que atingiu a região nos últimos dias, os moradores acreditam que isso pode ter gerado o aparecimento de escorpiões.
Segundo especialistas, os escorpiões gostam de se esconder em restos de entulho e, por isso, os moradores devem redobrar os cuidados.
“Uma parte do dia eles ficam escondidos, não vão tolerar altas temperaturas e exposição direta ao sol. Então, eles se escondem, todo o ambiente que favoreça um refúgio é favorável para eles”, explicou a entomologista Raquel Pérez Maluf.
“Eles se escondem durante o dia e, à noite, eles saem para caçar, para se alimentar. Dessa maneira, com maior disponibilidade de alimento, eles reproduzem mais e a tendência é que as populações dessa espécie aumentem nessa época do ano”, concluiu.
Como os próximos meses é de calor e chuva, Raquel acredita que o aparecimento de escorpiões deve aumentar em Vitória da Conquista.
“É o somatório das chuvas, com as temperaturas mais altas. Isso favorece o surgimento de insetos, que são as principais presas dos escorpiões. Eles são predadores, vão então se alimentar de insetos e são mais ativos à noite”, completou a entomologista.
Siga o Recôncavo no Ar nas redes sociais e fique por dentro de todas as informações e transmissões ao vivo na nossa página oficial.
G1