Novos temporais estão previstos para o próximo fim de semana.
Há 56, a cidade de Ubaíra e praticamente todo o Vale do Jiquiriçá, enfrentavam fortes temporais que fizeram o Rio Jiquiriçá, invadir as ruas de diversas cidades, atingindo casas e deixando desabrigados.
O rastro de destruição de 1964, foi relembrado neste domingo (26), quando um forte temporal de 140 milímetros de acumulado de chuva, transformou ruas em rios, causando alagamentos em todo o centro, derrubando casas e muros, arrastando carros e deixando famílias desalojadas e desabrigadas.
As fotos de 64 revelam o histórico de inundações e provam que o desastre somente não foi maior, pois o rio, não estava cheio como naquele ano.
O volume considerável de chuva em curto período de tempo, inviabiliza o funcionamento do sistema de coleta de água da chuva, mas, o crescimento desordenado e a realização de obras sem planejamento adequado, contribuiu para aumento dos transtornos.
A prefeitura do município decretou Situação de Emergência, mais de 40 famílias estão desabrigadas ou desalojadas.
Institutos de meteorologia indicam que os temporais devem retornas no fim de semana.
Siga o Recôncavo no Ar nas redes sociais e fique por dentro de todas as informações e transmissões ao vivo na nossa página oficial.
Mídia Bahia