Cidades

Moradores de Oliveira dos Brejinhos relatam luminosidade no céu seguida de barulho e pesquisadores suspeitam de meteoro

Caso teria acontecido na manhã desta segunda-feira (17) e foi relatado nas redes sociais.

Moradores da Bahia relataram ter visto uma luminosidade no céu seguida de um barulho, na manhã desta segunda-feira (17), e pesquisadores suspeitam que a causa tenha sido a passagem de um meteoro. Ao menos em duas cidades o fenômeno foi visto: Brotas de Macaúbas [Chapada Diamantina] e Oliveira dos Brejinhos [nordeste do estado].

De acordo com o presidente da Associação Paraibana de Astronomia (APA), Marcelo Zurita, uma imagem de satélite registrou um flash (ponto azul) no centro do mapa. “Provavelmente foi o flash gerado pelo bólido [espécie de meteoro]. A imagem, juntamente com os relatos, nos levam a crer que se trata realmente de um bólido”, explicou Marcelo Zurita.

Ainda segundo Marcelo Zurita, relatos de casos como este podem ser realizados através de um formulário no site da a Brazilian Meteor Observation Network (Bramon).

Segundo o Laboratório Sismológico (LabSis) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que monitora e divulga toda atividade sísmica da região Nordeste do país em tempo real, tudo indica que foi um objeto espacial.

“Estamos verificando nos nossos dados para saber se registramos o eventual impacto”, informou o coordenador do LabSis, Aderson Nascimento.
Nas redes sociais, muitas pessoas relataram ter escutado o barulho no céu.

“Sou de Cocal, Brotas de Macaúbas. Eu e meu esposo também escutamos esse estrondo”, disse uma moradora da região onde foi vista a luminosidade.

“Eu ouvi aqui do povoado de Juazeiro, município de Oliveira dos Brejinhos. Achei que fosse alguma explosão em algum garimpo”, relatou outra moradora.

Siga o Recôncavo no Ar nas redes sociais e fique por dentro de todas as informações e transmissões ao vivo na nossa página oficial.

Facebook e Instagram

G1/Foto: NOAA/NASA

VISITE A MELYDEI MODAS EM ELÍSIO MEDRADO

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo