Moradores de Cajazeiras relatam aumentos de até 350% nas contas de energia elétrica

Aumento é em comparação a meses anteriores. Alguns moradores também reclamam que estão com dificuldade de fazer reclamação junto à Coelba. Coelba diz que houve erro

Famílias que moram na Rua Dezenove de Maio, no loteamento Santo Antônio, bairro de Cajazeiras 11, em Salvador, reclamam do valor abusivo cobrado nas contas de energia elétrica, nos últimos meses. Em algumas casas, o aumento, com relação a meses anteriores, passa dos 350%.

Uma dessas moradoras é a dona de casa Alessandra Silva, que teve o maior aumento entre as contas. Ela, que pagava uma média de R$ 160 reais, tomou um susto com a conta de março: R$735. O aumento foi superior a 350%.

“A gente economiza tanto, para vir num valor mais baixo, e mesmo assim vem esse valor aqui. O sistema nervoso da gente fica abalado. A gente gasta um dinheiro de transporte que às vezes a gente não tem, para resolver a situação”, disse Alessandra.

Cerca de 50 famílias na mesma rua relataram o mesmo problema. Na residência da também dona de casa Michele Oliveira, o aumento foi superior a 300%.

Com poucos eletrodomésticos, entre eles sanduicheira, televisão, microondas e geladeira, Michele não vê justificativa para o valor exorbitante na conta, que passou de R$ 80 para R$ 682. Ela mora apenas com o marido e a filha, de três meses.

“Tudo sempre fica fora da tomada, [uso] somente quando vou esquentar alguma coisa. A geladeira que é de uso contínuo, a gente não pode ficar desligando, mas fora isso é tudo sempre economizando. Eu não tive nem reação, porque primeiro que eu não trabalho, quem trabalha é meu esposo, mas não é de carteira assinada. E aí chega um valor desse aqui, a gente tomou um susto. A gente nem sabe o que fazer. É triste, porque a gente que mora em uma comunidade, que não tem condições de fazer o pagamento de uma conta desse valor, chega a se assustar. Isso não é normal”, desabafou Michele.

A maioria dos moradores conseguiu registrar o caso junto à Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba). A manicure Maura Cardoso foi uma das poucas que não conseguiu fazer o registro. Na casa dela, a conta saltou de R$ 195 para R$ 690.

“Eu liguei no sábado, só que não consegui ser atendida. Eles ficam colocando aquela musiquinha e a ligação cai. Você tenta de novo e a ligação cai. Ontem eu retornei a ligar, pela manhã, a atendente me disse que o sistema estava fora do ar e que eu ligasse a partir das 14h. Eu fiquei a tarde toda ligando e, quando eu ligo, eles falam que eu já fiz a reclamação, mas eu não consegui fazer a reclamação”, disse.

Um outro morador, Nadiano Duarte, disse que o problema começou depois que os contadores antigos foram substituídos, há cerca de cinco meses.

“Trocaram os cantores. Antes estava vindo o preço [da conta] R$ 80. Eu moro sozinho. Só tenho um ventilador, uma televisão e uma geladeira. Eu sempre controlo tudo, até a luz de noite são só duas lâmpadas. Minha conta vinha R$ 70, R$ 80. De um mês para o outro, justamente no mês desse caso, veio R$ 370. É impossível pagar uma conta dessa”, pontuou Nadiano.

Por meio de nota, a Coelba disse que funcionários foram até o local e identificaram uma falha no sistema de leitura. A companhia de energia elétrica disse ainda que todas as contas com leitura incorreta serão corrigidas e emitidas novamente com os novos valores e novas datas de vencimento.

Siga o Recôncavo no Ar nas redes sociais e fique por dentro de todas as informações e transmissões ao vivo na nossa página oficial.

Facebook e Instagram

G1 BA/ Foto: Reprodução/TV Bahia

Sair da versão mobile