Cidades

Moradores afirmam que a Comunidade e os carroceiros precisam colaborar no combate ao descarte irregular de lixo e entulho em Vitória da Conquista

Uma situação lamentável que reflete um dos principais problemas do município de Conquista: o descarte irregular de lixo e entulho em via pública.

Nesta sexta-feira, (07), logo cedo, uma equipe da Prefeitura de Vitória da Conquista, funcionários da Secretaria de Serviços Públicos, recolheu todo o lixo e entulho que mais uma vez foram depositado na rua Tupinambás, travessa com a avenida Mongoío, no bairro Patgônia. Na semana passada ao retirar o lixo, entulho, moveis e até mesmo animais mortos que foram despejados no local, no mesmo dia já havia mais lixo e entulho descartado no lugar que é proibido pela prefeitura, nesta sexta-feira pela manhã, ou seja oito dias, o local estava, novamente, repleto de lixo ocupando parte da rua. Uma situação lamentável que reflete um dos principais problemas do município de Conquista: o descarte irregular de lixo e entulho em via pública.

O ocorrido na rua Tupinambás esquina da avenida Mongoío é repetido diariamente em vários pontos de descarte irregular da capital do sudoeste baiano, como no fundo do Colégio Militar, e outros locais do bairro e da cidade. Denominados de pontos críticos, esses locais recebem atenção especial dos agentes de serviços urbanos da Secretaria de serviços públicos.

“Sabemos que as equipes trabalham diariamente para manter esses locais limpos, mas a população também precisa colaborar não despejando lixo na via pública e nem em canais”, declarou Marcela Novais, moradora da rua Tupinambás.

A situação é preocupante, pois quando esse lixo e entulho é depositado neste local, acaba atraindo ratos, baratas, insetos,cobras e escorpiões. O resultado são os constantes e que causam uma série de transtornos. “Precisamos ter consciência dos nossos atos, pois são os próprios moradores de outras ruas do bairro que pagam os carroceiros para retirar o entulho da sua casa e que depositam o lixo e entulho neste local. Somos os mais prejudicados, por isso temos que fazer a nossa parte que é não jogar lixo, entulho e outros residuos na rua”, declarou a moradora Cristina Rodrigues, de 82 anos, que reside às proximidades da rua Tupinambás.

Parado diante do monturo de lixo despejado na rua Tupinambás em oito dias, o autônomo Jaderson Viana, de 32 anos, parecia não acreditar na quantidade de lixo depositado no local, dias após a limpeza. “A prefeitura retirou os descartes na semana passada tudo e deixou limpinho. Agora já tem sofá, mesa, caixote e até armário jogado no meio da rua. Isso é muita falta de respeito, pois a Prefeitura faz a parte dela, mas não vai adiantar nada se a população não colaborar”, lamentou o morador, que reside há 20 anos no local.

O comerciante Vitório DiasLeão, de 63 anos, não escondia a revolta ao se deparar com a quantidade de lixo depositado na rua. “Sou um dos mais prejudicados aqui neste trecho, pois tenho um estabelecimento comercial e o lixo está quase dentro do meu comércio. Isso é revoltante, pois esse entulho é recolhido pela prefeitura, mas o povo não ajuda. É uma questão de falta de educação mesmo”, desabafou o morador.

Descarte criminoso – A ação de quem despejam lixo e entulho diariamente nas ruas e canais da cidade, também contribui para o problema. Conscientizar a população de que o descarte irregular de lixo prejudica não somente a quem reside próximo ao ponto crítico, mas a toda população não é tarefa nada fácil. Educadores ambientais da prefeitura percorrem diariamente os bairros da cidade levando orientações aos moradores.

Enquanto isso, a Prefeitura segue com ações de limpeza constantes com o objetivo de eliminar os pontos críticos. Vários locais de descarte criminoso de lixo foram eliminados nos bairros de Conquista.

Os pontos críticos eliminados cederam espaço para as áreas verdes, onde foram montados belos jardins que deram um novo colorido ao local. Todos os locais recuperados continuam no roteiro de fiscalização, com o objetivo de evitar que estes pontos voltem a ser utilizados para descartar lixo.

“No ano passado a prefeitura conseguiu eliminar vários pontos de descarte irregular, graças ao reforço da fiscalização e ações coordenadas de Secretria de serviços públicos. Os moradores também colaboraram e se envolveram na montagem das áreas verdes que substituíram os pontos críticos”.

Os moradores sonham ainda com o asfalto da rua Tupinambás, já que o bairro Conveima 1 esta sendo todo asfaltado e agora o bairro Conjunto da Vitória também esta recebendo este beneficio.

Siga o Recôncavo no Ar nas redes sociais e fique por dentro de todas as informações e transmissões ao vivo na nossa página oficial.

Facebook e Instagram

Manoel Gusmão

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo