Giro de Notícias

Ministério da Saúde não registra morte de criança ou adolescente por causa de vacinas

Pasta reforça que as vacinas utilizadas no Brasil “apresentam excelente perfil de risco benefício”.

O último boletim epidemiológico da Covid-19, divulgado pelo Ministério da Saúde, não notificou morte de criança e adolescente entre 5 e 18 anos por conta da vacina contra o coronavírus. O documento aponta que a pasta investigou 38 eventos adversos graves com desfecho de óbito notificados pelas vigilâncias municipais e estaduais.

Nenhum deles, entretanto, tem relação com as vacinas. “Até o momento, não há registro de evento adverso pós-vacinação com desfecho óbito na faixa etária de cinco a menores de 18 anos com relação causal com as vacinas utilizadas confirmada”, informa o boletim.

Após a investigação dos 38 casos de óbitos, 23 foram classificados como eventos coincidentes ou inconsistentes; 13 foram encerrados como inclassificáveis pela ausência de dados na investigação; e 2 apresentaram dados conflitantes para estabelecer relação causal com a vacinação.

As vacinas utilizadas nessa faixa etária são os imunizantes da Pfizer e CoronaVac, ambos aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Segundo o boletim, dos 38 óbitos investigados pela pasta, 36 estão relacionados à vacina da Pfizer. Os outros dois estão ligados à vacina do Butantan e da farmacêutica chinesa Sinovac.

Ministério da Saúde garante segurança das vacinas
O relatório aponta que, na faixa etária de 5 a 18 anos, foram registrados 3.463 casos de evento adverso pós-vacinação. A maioria, 87,9%, foi de eventos adversos não graves e 12,1% foram considerados eventos adversos graves.

No boletim, o Ministério da Saúde reforça ainda que as vacinas utilizadas no Brasil “apresentam excelente perfil de risco benefício” e já geraram um “impacto extremamente positivo na saúde da população brasileira, com a redução expressiva dos casos, internações e óbitos pela doença”.

Siga o Recôncavo no Ar nas redes sociais e fique por dentro de todas as informações e transmissões ao vivo na nossa página oficial.

Facebook e Instagram

Inscreva-se em nosso canal do You Tube e receba todas as novidades, vídeos e entrevistas e em breve transmissões ao vivo

Bahia.ba/Foto: Maína Diniz / Pref. Lauro de Freitas

VISITE A MELYDEI MODAS EM ELÍSIO MEDRADO

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo