Resgate de animais silvestres e combate ao tráfico de fauna na Chapada Diamantina.
Uma grande operação ambiental foi realizada entre os dias 30 de outubro e 8 de novembro de 2024, envolvendo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), por meio da 6ª Delegacia em Seabra (BA), em parceria com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA) e a Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (CIPPA). Intitulada “Operação Rotas da Fauna Chapada,” a iniciativa teve como objetivo combater crimes ambientais em cidades da Chapada Diamantina, como Morro do Chapéu, Mairi, Mundo Novo, Tapiramutá, Baixa Grande, Bonito e Utinga.
Durante a operação, foram resgatados 965 animais silvestres mantidos em cativeiro, além de 51 galos que sofriam maus-tratos em rinhas. Dos animais resgatados, 869 foram considerados aptos a retornar à natureza e foram soltos em uma área de mata nativa preservada em Morro do Chapéu. Outros 86 animais, que necessitavam de cuidados antes de serem reintroduzidos ao seu habitat, foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) em Cruz das Almas. Além dos resgates, as equipes destruíram 1.348 gaiolas utilizadas como cativeiros.
A operação resultou na emissão de 200 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO), comprometendo os envolvidos a comparecerem à Vara Especial Criminal das comarcas competentes. Após o processamento dos TCOs, o INEMA emitirá os Autos de Infração individualizados, responsabilizando os envolvidos.
A Operação Rotas da Fauna Chapada reforça o compromisso das autoridades com a preservação da fauna brasileira, combatendo o tráfico de animais e maus-tratos na região da Chapada Diamantina.
Inscreva-se em nosso canal do You Tube e receba todas as novidades, vídeos e entrevistas e em breve transmissões ao vivo.
Siga o Recôncavo no Ar nas redes sociais e fique por dentro de todas as informações e transmissões ao vivo na nossa página oficial.