Manchas de óleo voltam a aparecer em praia do litoral de Camaçarí

Apesar de não serem encontrados em grande quantidade, foram notadas por moradores.

Manchas de óleo voltaram a aparecer na praia de Itacimirim, no município de Camaçari, nesta quarta-feira (30). Apesar de não serem encontrados em grande quantidade, foram notadas por moradores.

Em entrevista para o jornal Correio, o diretor do Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Francisco Kelmo, o material é o mesmo que teria contaminado o litoral brasileiro em 2019. “Pelas características que verifiquei hoje, é um material que estava soterrado e que, com as mudanças de tempo, frente fria, chuvas fortes e muita ventania, esse material foi desenterrado”, explica o biólogo.

Para o jornal,  o especialista disse que o óleo achado é cru de alta intensidade e, por isso, não flutuava na superfície da água. Ao chegar na zona mais rasa e encontrar estruturas rochosas, como corais, o material grudava. O material foi encaminhado para o Instituto de Geociências da UFBA.

Na época dos fatos, as manchas iniciais de óleo apareceram a 700 km da costa brasileira (em águas internacionais) e atingiram mais de 250 praias do Nordeste.

Siga o Recôncavo no Ar nas redes sociais e fique por dentro de todas as informações e transmissões ao vivo na nossa página oficial.

Facebook e Instagram

Bahia.ba/Foto: Ivanaldo Soares /Defesa Civil de Camaçari

Sair da versão mobile