Mais um caso suspeito de varíola dos macacos em Santo Antônio de Jesus
A diretora de Saúde de Santo Antônio de Jesus, Priscilla Oliveira informou que a cidade está em alerta epidemiológico após a visita de um turista da capital durante os festejos juninos.
Além dos dois adolescentes de 13 anos, uma menina de 8 anos também está com sintomas da varíola, segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde nesta quarta-feira (27). Todos os três seguem aguardando os resultados dos exames e estão em isolamento domiciliar.
A diretora de Saúde de Santo Antônio de Jesus, Priscilla Oliveira informou que a cidade está em alerta epidemiológico após a visita de um turista da capital durante os festejos juninos.
Ela alerta ainda que nesses meses de frio é comum ter surto de varicela, mas devido os sintomas serem bem semelhantes ao da varíola dos macacos, as pessoas precisam ficar atentas.
O município de São Gonçalo dos Campos também notificou um caso suspeito de varíola dos macacos.
De acordo com a Secretaria de Saúde da Bahia, ao todo são 38 casos suspeitos que aguardam diagnóstico laboratorial, sendo quatro no Recôncavo Baiano. Todos os 38 casos suspeitos estão em isolamento domiciliar.
Até o momento, a Secretaria de Saúde do Estado investiga casos nos municípios de Barra (1), Ibicaraí (2), Laje (1), Lauro de Freitas (1), Mutuípe (3), Porto Seguro (1), Salvador (18), Santa Cruz Cabrália (1), Santo Antônio de Jesus (3), São Miguel das Matas (1) e Vitória da Conquista (3).
Nesta semana, a varíola dos macacos passou a ser considerada emergência de saúde global.
Entenda sobre a doença
Monkeypox é uma zoonose viral, do gênero Orthopoxvirus, da família Poxviridae, que se assemelha à varíola humana, erradicada em 1980.
A doença cursa com febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, adenomegalia, calafrios e exaustão.
A infecção é autolimitada com sintomas que duram de 2 a 4 semanas, podendo ser dividida em dois períodos: invasão, que dura entre 0 e 5 dias, com febre, cefaleia, mialgia, dor das costas e astenia intensa.
A erupção cutânea começa entre 1 e 3 dias após o aparecimento da febre e tem características clínicas semelhantes com varicela ou sífilis, com diferença na evolução uniforme das lesões.
Siga o Recôncavo no Ar nas redes sociais e fique por dentro de todas as informações e transmissões ao vivo na nossa página oficial.
Inscreva-se em nosso canal do You Tube e receba todas as novidades, vídeos e entrevistas e em breve transmissões ao vivo
Blog do Valente