Mais de 800 pessoas tomaram doses de vacina vencida em Salvador, revela jornal

Os dados foram obtidos de registros oficiais do Ministério da Saúde.

O jornal Folha de São Paulo revelou que pelo menos 26 mil doses vencidas da vacina da Astrazeneca foram aplicados em diversos municípios do Brasil. Os dados foram obtidos de registros oficiais do Ministério da Saúde.

De acordo com a publicação, Salvador foi a quinta cidade que mais fez uso de vacinas vencidas, com 824 doses aplicadas. A líder no ranking é Maringá (PR), reduto eleitoral de Ricardo Barros (PP), líder do governo Jair Bolsonaro na Câmara, que é suspeito de participação em irregularidades na compra da Covaxin. Depois aparecem Belém (PA), com 2.673, São Paulo (SP), com 996 e Nilópolis (RJ), com 852.

A reportagem aponta que outras 114 mil doses do mesmo imunizante foram distribuídas a estados e municípios com o prazo já expirado, mas não está claro se foram aplicadas ou descartadas.

Na capital baiana, a Unidade Básica de Saúde Ramiro de Azevedo, que fica no Campo da Pólvora, foi onde mais vacinas vencidas foram aplicadas na população, com 269 doses, seguida da Unidade de Saúde de Família de Itapuã, com 250 doses. Veja a lista completa dos postos neste link.

Em nota, o Ministério da Saúde informou “que acompanha rigorosamente todos os prazos de validade das vacinas Covid-19 recebidas e distribuídas” e que “as doses entregues para as centrais estaduais devem ser imediatamente enviadas aos municípios pelas  gestões estaduais”.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) foi procurada pelo bahia.ba e assim que tiver um posicionamento será incluída na matéria.

Siga o Recôncavo no Ar nas redes sociais e fique por dentro de todas as informações e transmissões ao vivo na nossa página oficial.

Facebook e Instagram

Bahia.ba

Sair da versão mobile