Mais 12 municípios de MG decretam situação de emergência por conta da chuva
Desde o dia 24 de janeiro, 55 pessoas morreram vítimas de soterramento e desmoronamentos de imóveis
Após os estragos provocados pela forte chuva que atingiu Minas Gerais na noite de terça-feira (28), mais 12 cidades do estado decretaram situação de emergência nas últimas 12 horas. Segundo o portal UOL, a informação foi divulgada em um novo balanço da Defesa Civil. Esse decreto é feito pelas próprias administrações municipais e independe do decreto homologado pelo governo do estado, que na semana passada colocou outras 101 cidades em situação de risco.
De acordo com o portal, os novos municípios da lista são Santo Antônio do Monte, São Domingos da Prata, Sericita, Sete Lagoas, Tarumirim, Vespasiano e Viçosa, além de Santo Antônio do Grama, São Gonçalo do Rio Abaixo, Teófilo Otoni, Timóteo e Ubá. Ao todo, até agora 62 prefeituras decretaram emergência — 21 também estão no decreto do governo estadual —, o que significa que esses locais ainda enfrentam riscos e/ou consequências causadas por inundação, enxurrada e alagamentos.
Desde o dia 24 de janeiro, 55 pessoas morreram em decorrências das chuvas. Das mortes, 42 foram provocadas por soterramento e desmoronamentos, nove vítimas foram arrastadas pela água e quatro pessoas morreram afogadas. O número de desalojados é de 44.929, e 8.259 pessoas estão desabrigadas. Ainda há 65 feridos e uma pessoa ainda está desaparecida em Conselheiro Lafaite, de acordo com o novo boletim da Defesa Civil.
A maior parte dos desalojados e desabrigados está no interior do estado, que vem sendo muito castigado pelas chuvas. Três municípios também decretaram estado de calamidade pública. São eles: Orizânia, Ibirité e Catas Altas.
Siga o Recôncavo no Ar nas redes sociais e fique por dentro de todas as informações e transmissões ao vivo na nossa página oficial.
bahia.ba/ Imagem: Reprodução/TV Globo