A oliveira costuma sobreviver às secas, mas reduzindo ou parando a produção de azeitonas.
Maior produtor de azeite do mundo, a Espanha é também um dos países mais afetados pela extrema seca que castiga a Europa no momento.
Os efeitos da estiagem atual, a mais grave registrada no continente em 500 anos, sobre a produção do azeite já podem ser sentidos na quantidade produzida, que já caiu aproximadamente um terço, e no preço no mercado internacional.
Metade do azeite consumido no mundo
A produção espanhola é responsável por metade do azeite consumido no mundo. mas apesar das oliveiras serem árvores especialmente resistentes a períodos sem água, na península ibérica a crise atual é especialmente grave.
Segundo consta, a seca na região é a mais grave em 1200 anos, e o preço do produto já se encontra em média aproximadamente um terço mais caro.
A oliveira costuma sobreviver às secas, mas reduzindo ou cessando a produção de azeitonas
A previsão para períodos próximos não sugere melhorias na crise hídrica europeia e, portanto, o quadro deve se agravar ainda mais.
Enquanto grandes produtores já falam em demissões para o período, aos pequenos produtores a falta de chuva e de azeitonas nas oliveiras pode representar a ausência de qualquer fonte de renda.
Siga o Recôncavo no Ar nas redes sociais e fique por dentro de todas as informações e transmissões ao vivo na nossa página oficial.
Inscreva-se em nosso canal do You Tube e receba todas as novidades, vídeos e entrevistas e em breve transmissões ao vivo
As informações são de reportagem da BBC