Cidades do Recôncavo e ValeDestaquesVale do Jiquiriçá

Idosa de Brejões, de 115 anos é considerada uma das mais velha do mundo

Mãe, avó, bisavó e tataravó, vem deixado por toda cidade o legado de muita saúde e força, sem ter nenhuma doença diagnosticada pelos médicos, além disso, não faz uso de nenhum medicamento.

Atualmente a Senhora Martinha Guilhermina dos Santos, popularmente conhecida como Dona Martinha, que reside no Município de Brejões-Ba, a cerca de 279 km de Salvador, mora com a neta, Ilda dos Santos Mascarenhas, que é quem cuida da idosa. Dona Martinha teve sete filhos, destes, cinco já morreram. Mãe, avó, bisavó e tataravó, vem deixado por toda cidade o legado de muita saúde e força, sem ter nenhuma doença diagnosticada pelos médicos, além disso, não faz uso de nenhum medicamento.

Na última segunda-feira (28/10) ela completou 115 anos. Amigos e familiares fizeram uma homenagem, realizando uma missa solene, na véspera de seu aniversário, na igreja católica da cidade a qual ela sempre frequentou. “Uma mulher de muita fé, sempre esteve presente na missa e nos festejos da igreja”, comentou Ilda que é neta e cuidadora da idosa. 

E não parou por aí, Dona Martinha ainda teve uma festa de aniversário para fechar com chave de ouro a comemoração dos 115 anos, a organização ficou por conta de vizinhos, amigos e família que não mediram esforços para celebrar uma data tão importante. Há alguns anos atrás ela já recebeu homenagens da prefeitura da cidade, por ser a pessoa mais velha que vive no município, o curioso é que ela é mais velha até que a própria cidade onde mora. 

A família conta que Dona Martinha é muito alegre, forte e adora conversar. Mesmo com a idade que tem, demonstra muita força e resistência, sendo um grande exemplo e inspiração para toda família. Uma mulher muito devota, que sempre frequentou a igreja e adorava ir às feiras livres aos sábado, porém com o tempo não pôde mais levar essa rotina, devido a sua saúde física, mesmo assim, sempre que pode, vai a igreja e na casa dos filhos. Só que a preferência é a casa de sua neta, suas bisnetas contam que ela não se sente bem em morar com outra pessoa a não ser sua neta Ilda, que é sua atual cuidadora.

Siga o Recôncavo no Ar nas redes sociais e fique por dentro de todas as informações e transmissões ao vivo na nossa página oficial.

Facebook e Instagram

Correio Feirense

VISITE A MELYDEI MODAS EM ELÍSIO MEDRADO

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo