Hugo Motta é eleito presidente da Câmara com 444 votos

Aos 35 anos, Hugo Motta (Republicanos-PB) recebeu apoio de partidos de diferentes alas da Câmara. Também foi eleita a Mesa Diretora.

O deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB), 35 anos, foi eleito presidente da Câmara dos Deputados neste sábado (1º/2). Ele recebeu 444 votos de um total de 513 deputados.

Com 444 votos, Hugo Motta não conseguiu superar o antecessor e padrinho de candidatura, Arthur Lira (PP-AL), que ocupou o cargo por dois mandatos. Em 2025, Lira também foi apoiado pelo governo e oposição e cravou 464 votos, maior votação absoluta.

Também concorreram à presidência da Câmara os Deputados Marcel van Hattem (Novo-RS) e pastor Henrique Vieira (PSol-RJ). Na eleição, van Hattem obteve 31 votos, e Henrique Vieira, 22.

Motta é o líder da bancada do Republicanos na Câmara e médico de formação. Casado e pai de dois filhos, está no quarto mandato na Casa. Foi eleito ao cargo pela primeira vez em 2010, aos 21 anos, se tornando o deputado federal mais jovem a assumir a função.

No início da tarde, o Senado Federal também elegeu um novo presidente: Davi Alcolumbre (União-AP) volta ao cargo para mais um mandato de dois anos.

Na disputa, Motta desbancou adversários como o líder do União Brasil, Elmar Nascimento (BA), e o líder do PSD, Antonio Brito (BA).

A aliança política articulada por Motta e Lira obteve o apoio de partidos das mais diferentes vertentes políticas, como MDB, PT, PL, União Brasil, PSD, Republicanos, Rede, Solidariedade, PRD, PSDB/Cidadania, PCdoB, PDT, PSB, PV, PP, Podemos e Avante. Apenas o Novo e o PSol não apoiaram a candidatura do paraibano, lançando candidatos próprios.

Neste sábado também foram eleitos os deputados que vão compor a Mesa Diretora, entre vice-presidentes e secretários. Veja como ficará:

1ª vice-presidência: Altineu Côrtes (PL-RJ);
2ª vice-presidencia: Elmar Nascimento (União-BA);
1ª secretaria: Carlos Veras (PT-PE);
2ª secretaria: Lula da Fonte (PP-PE);
3ª secretaria: Delegada Katarina (PSD-SE);
4ª secretaria: Sergio Souza (MDB-PR).

Durante o discurso de posse, o agora novo presidente da Câmara dos Deputados relembrou Ulysses Guimarães, presidente da Assembleia Nacional Constituinte de 1987–1988.

“Começo assim, sob o impacto da confiança depositada em mim por vossas excelências. E vejo este plenário deste ponto de observação tão singular e não posso deixar de lembrar e me emocionar que esta é e será sempre a cadeira do senhor diretas, do senhor democracia, a eterna cadeira do pai de nossa Constituição, Ulysses Guimarães”, disse Motta.

Hugo Motta também criticou o arranjo entre Legislativo e Executivo conhecido como “toma lá, dá cá”, quando há troca de favores para aprovação de projetos prioritários para o Palácio do Planalto.

“Saímos do presidencialismo absolutista por obra e graça de uma Constituição legítima e promulgada e, pelas circunstâncias, resvalamos por outros meios para um absolutismo presidencial que a Constituição não previa através do arranjo da cooptação do parlamento, do toma lá dá cá, de uma espécie de arrendamento do poder do legislativo pelo executivo”, pontuou o novo presidente.

Metrópoles

Participe na produção de pautas e matérias com sugestões e flagrantes enviando em nosso whatsapp no 075999580723.

Siga o Recôncavo no Ar nas redes sociais e fique por dentro de todas as informações e transmissões ao vivo na nossa página oficial.

Facebook e Instagram

Sair da versão mobile