Hospital em Feira de Santana passa a atender pacientes com Covid-19 apenas pelo sistema de regulação
Recomendação do governo da Bahia é que pessoas com sintomas da doença procurem, primeiramente, postos de saúde ou Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
O Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), em Feira de Santana, a 100 km de Salvador, começa a atender pacientes com coronavírus apenas pelo sistema de regulação a partir desta terça-feira (12).
A recomendação do governo da Bahia é que as pessoas com sintomas da doença procurem, primeiramente, os postos de saúde ou as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
O coordenador médico das UTIs do HGCA, Lúcio Couto, explicou que o funcionamento da unidade de saúde continua normalizado para casos de urgência e emergência.
“O funcionamento continua normal, atendendo casos de urgência e emergência, sendo hospital de referência em trauma da região. Atendendo também os pacientes graves que apresentarem sintomas respiratórios, sejam suspeitos de coronavírus ou não”, explicou o coordenador médico.
De acordo com Lúcio, há seis pacientes com Covid-19 internados no HGCA. Eles são de Feira de Santana, Passo Fundo (RS), Conceição do Coité e uma paciente do estado do Ceará. Dois deles estão precisando de suporte ventilatório.
“A paciente [de Conceição do Coité] foi regulada por um quadro de pré-diabético infectado, para avaliação com a cirurgia vascular. A paciente, desde a internação anterior, já apresentava sintomas respiratórios, com suspeita de pneumonia. Não sabíamos, isso não foi informado, é fundamental a clareza na informação dos sintomas que sejam encaminhados para o hospital, para que a equipe seja adequada e o direcionamento correto seja feito”, disse o coordenador médico.
Ainda segundo Lúcio, entre o fim de maio e início de junho, serão entregues 40 novos leitos de UTI na unidade de saúde, com a proposta de serem exclusivos para pacientes com suspeita ou confirmação do coronavírus.
De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde (Sesab) no início da noite desta segunda-feira (11), 5.816 pessoas contaminadas com a doença, com 214 mortes.
Siga o Recôncavo no Ar nas redes sociais e fique por dentro de todas as informações e transmissões ao vivo na nossa página oficial.
G1 Bahia/ Foto: Reprodução/ TV Bahia