Veneno é ilegal e de venda proibida.
Um homem, morador da cidade de Cruz das Almas, foi hospitalizado na madrugada desta quarta-feira (24), após consumir pão contaminado por chumbinho. O homem teria ingerido o alimento na noite da terça-feira (23).
De acordo com o Revista Recôncavo, o homem não tinha conhecimento de que o alimento estava contaminado. O irmão da vítima teria colocado veneno no pão para eliminar ratos.
Não há atualizações sobre o estado de saúde do homem. Sua identidade e idade não foram identificadas.
Posso usar chumbinho?
De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a venda e compra deste veneno é ilegal e oferece muitos riscos a seres humanos e animais domésticos.
O chumbinho é produzido de forma ilegal, a partir de agrotóxicos que, segundo a Anvisa, são obtidos através do roubo de cargas.
A Anvisa ressalta também que, o veneno não é eficaz para eliminar infestação de ratos, não tem rótulo ou orientações regulamentadas, muito menos informações de antídotos ou números de emergência.
Quais os sintomas de intoxicação?
Os sintomas típicos de intoxicação por chumbinho são as manifestações de síndrome colinérgica e ocorrem em geral em menos de 1 h após a ingestão. Náuseas, vômito, sudorese, sialorréia (salivação excessiva), borramento visual, miose (contração da pupila), hipersecreção brônquica, dor abdominal, diarréia, tremores e taquicardia também são observados.
Em caso de intoxicação, ligue para o Disque-Intoxicação: 0800-722-6001. A ligação é gratuita em todo território nacional e você será atendido e orientado por um profissional de saúde especializado.
Acompanhe mais notícias do site aqui.
Siga o Recôncavo no Ar nas redes sociais e fique por dentro de todas as informações e transmissões ao vivo na nossa página oficial