Hacker que divulgou informações sobre 223 milhões de brasileiros é preso na Bahia

Na internet, ele usava o nome “Vandathegod”.

Foi preso nesta terça-feira (9), em Feira de Santana, o hacker suspeito pelo maior vazamento de dados do Brasil. De acordo com a Polícia Federal, ele é investigado por divulgar dados de 223 milhões de brasileiros.

O suspeito foi identificado como Marcos Roberto Correia da Silva, de 24 anos. Na internet, ele usava o nome “Vandathegod”.

O vazamento aconteceu em 2021 e as seguintes informações foram obtidas e colocadas à venda pelo suspeito na internet:


Na ocasião, o suspeito foi preso em Uberlância, em Minas Gerais, durante a Operação Deepwater, deflagrada pela Polícia Federal.

Além de divulgar os dados de milhões de brasileiros, o suspeito era investigado por outros crimes cibernéticos e já havia sido preso em 2019, na Operação Defaced, por suspeita de invadir sites de órgãos públicos.

Em 2021, ele cumpria prisão domiciliar com uso de tornozeleira eletrônica. Em 2023, se tornou foragido da Justiça após romper a tonozeleira.

Ele é suspeito de invadir os seguintes sites e sistemas:

O mandado de prisão preventiva foi expedido pela 1ª Vara Federal de Uberlândia/MG e o suspeito ficará à disposição da Justiça no Centro de Observação Penal, em Salvador.

G1

Acompanhe mais notícias do site aqui.

Siga o Recôncavo no Ar nas redes sociais e fique por dentro de todas as informações e transmissões ao vivo na nossa página oficial

Facebook e Instagram

Sair da versão mobile