Secretaria da Educação fala sobre o que aconteceu no Colégio Odorico Tavares, em Salvador.
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia entrou em contato com o Recôncavo no ar nesta segunda-feira (06), falando sobre o que aconteceu no Colégio Odorico Tavares, em Salvador.
Veja a nota abaixo:
“Em relação ao Colégio Estadual Odorico Tavares, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia informa que:
– A unidade escolar ofertava vagas da 1ª a 3ª série do Ensino Médio, com capacidade para atender 3.600 estudantes.
– A procura por vagas caiu significativamente nos últimos anos. Foram matriculados 1.056 alunos (2015); 1.022 (2016); 831 (2017); 529 (2018); e 308 (2019). Dos 308 estudantes matriculados em 2019, 132 estavam concluindo o Ensino Médio.
– A Secretaria dialogou e anunciou à direção e estudantes o fechamento da unidade escolar.
– Está no programa de governo do governador Rui Costa a construção de 60 novas escolas na Bahia. Em Salvador, novas escolas serão construídas nos bairros de Paripe, Sussuarana, São Cristóvão, Imbuí, Vila Canária e Pau da Lima. A licitação para as primeiras cinco unidades será publicada ainda neste mês de janeiro.
– Estas novas escolas irão atender a mais de 30 mil estudantes que moram em bairros fora do Centro, melhorando a estrutura ofertada na rede estadual e evitando o gasto com a locomoção de grandes distâncias para chegar à escola. As novas unidades terão uma infraestrutura completa, com quadra coberta, campo society, laboratórios, refeitórios e biblioteca.
– A SEC reafirma que a rede estadual tem estrutura para atender a todos os estudantes que realizarem a matrícula para o ano letivo de 2020. Os 176 estudantes que frequentaram o Colégio Estadual Odorico Tavares, em 2019, poderão optar por unidades próximas da região, como o Colégio Estadual Manoel Novais (Canela), que fica a cerca de 1 km do Odorico; o Colégio Estadual Mário Augusto Teixeira de Freitas (Nazaré); e o Colégio Estadual da Bahia – Central (Nazaré), que possuem estrutura para recepcionar os novos alunos.
A Secretaria garante a matrícula a todos os estudantes do Ensino Médio nas escolas estaduais da Bahia e, conforme determina o artigo n° 10 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) n° 9.394/1996, assegura o Ensino Fundamental a partir da colaboração com os municípios. Nesse sentido, a Secretaria realiza estudos constantes para reorganização da rede escolar, considerando a frequência nos últimos cinco anos, a capacidade de infraestrutura para atendimento, existência e escolas próximas com a mesma oferta e capacidade física para recepcionar os estudantes.“
Siga o Recôncavo no Ar nas redes sociais e fique por dentro de todas as informações e transmissões ao vivo na nossa página oficial.