Governo da Austrália lança cenoura e batata doce do alto de helicópteros para alimentar animais após incêndio

O ministro do Meio Ambiente, Matt Kean, explicou que a ação faz parte de um grande esforço de recuperação da vida selvagem.

Milhares de quilos de cenoura e batata-doce estão sendo jogados de helicópteros na Austrália. O motivo: alimentar os animais que sobreviveram ao incêndio, mas não conseguem arrumar comida nas grandes áreas devastadas pelo fogo. Os cangurus-de-cauda-grossa, por exemplo, estão ameaçados de extinção e conseguiram sobreviver mesmo nas áreas afetadas pelo fogo, mas não conseguem encontrar comida no solo queimado.

O ministro do Meio Ambiente, Matt Kean, explicou que a ação faz parte de um grande esforço de recuperação da vida selvagem. “As avaliações iniciais do incêndio indicam que o habitat de vários animais foi queimado nos recentes incêndios. Os cangurus sobrevivem ao próprio fogo, mas ficam deixados com poucos alimentos, já que o fogo destruiu a vegetação ao redor de seus habitat rochoso”, diz o comunicado no site oficial do governo no domingo (12/1).

Ainda de acordo com o governo, mais de 2000 kg de batata-doce e cenoura foram enviados para vários parques no país. Além dos cangurus, outra preocupação são os wallabies de cauda de pincel e os wallabies de cauda grossa. “Quando podemos, também estamos montando câmeras para monitorar a captação de alimentos e o número e variedade de animais lá”, disse o ministro.

Aratu On Line