“Gelo brotando” em árvore intriga moradores de zona rural em Amargosa
![](https://reconcavonoar.com.br/wp-content/uploads/2023/11/92116dc3-0274-47e8-992c-0e079ccd803f.jpg)
Galhos de árvore em Amargosa ficaram cobertos por substância gelada, e caso gerou curiosidade em quem viu.
![](https://reconcavonoar.com.br/wp-content/uploads/2021/03/banner-faixa-Total-Mix-900.jpg)
Uma situação inusitada impressionou moradores dos Barreiros na zona rural de Amargosa no no Vale do Jiquiricá. O aparecimento de uma substância branca em forma de gelo, que pinga um líquido transparente, no alto de uma árvore, aguçou a curiosidade das pessoas, que acreditavam que os galhos da árvore tinham congelado. Isso acontece diariamente e foi observado a vários dias.
![](https://reconcavonoar.com.br/wp-content/uploads/2023/10/BANNER-OTICA-2.gif)
Segundo moradores, quando amanhece, os galhos pingam uma substância gelada. Durante o decorrer do dia, o líquido espumoso toma conta dos galhos da árvore e quando chega a noite elas se transformam em água.
O fenômeno aguçou a curiosidade dos agricultores da região, que se questionam se o caso se trata de algo raro ou sobrenatural.
A responsável pela formação dessa espuma misteriosa, que possui aspecto de gelo, é uma cigarrinha da família Cercopidae, de nome científico é Prosapia bicincta. Essa espuma é a proteção das formas jovens da cigarra contra possíveis inimigos naturais.
![](https://reconcavonoar.com.br/wp-content/uploads/2023/11/FAIXA-MELYDEI-2-1024x267.png)
Procurada pela reportagem do Recôncavo no Ar, a bióloga Arielle Caiena destacou que esse é um fenômeno natural, causado por uma espécie de cigarra que se alimenta da seiva da árvore.
“Na medida em que ela vai sugando a seiva, ela expele uma espuma, que serve para proteger a cigarra e também os seus ovos do ataque de predadores. Essa espuma é esbranquiçada e vai envolvendo o galho, o que a deixa bastante parecida com gelo e esse material, vai entrando em contato com o calor e começa a se desfazer, escorrendo pelos troncos e pingando no chão. Assim se formam as poças, não é gelo, nem água, nem milagre, é apenas a excreção de insetos”, disse Arielle.
Arielle ainda disse que Isso acontece principalmente em épocas quentes, no verão, que é o período reprodutivo dessa cigarra, por isso é importante não levar à boca, pois é equivalente a uma urina.
Essa espuma não causa nenhum dano à árvore e muito menos para as pessoas. Não é necessário, por exemplo, cortar os galhos da planta.
Assista ao vídeo no Instagran do @reconcavonoar
Acompanhe mais notícias do site aqui.
Siga o Recôncavo no Ar nas redes sociais e fique por dentro de todas as informações e transmissões ao vivo na nossa página oficial