O Evento aconteceu na última sexta-feira, dia 20 de setembro.
Promover o protagonismo estudantil dos nossos alunos é uma prática constante do Colégio Estadual Democrático professor Rômulo Galvão de Elísio Medrado.
Dessa vez em meio a vários projetos realizados na Unidade Escolar, destaca-se o trabalho realizado pelos nossos estudantes no TRANSFORMAÊ 2019.
“Esse ano o tema foi escolhido pelos próprios alunos,” VALORIZAÇÃO DA VIDA! EDUCAR PARA CONSCIENTIZAR. SABE, SOU ESCOLADO. SOU NOTA DEZ, TÔ APROVADO.” O objetivo foi fortalecer o protagonismo estudantil e reforçar a importância da valorização da vida e da conscientização sobre ela no tocante a temática do setembro amarelo.
Foi abordado também, como toda a comunidade escolar o Sistema Baiano de Avaliação – SABE, o aplicativo ESCOLADO e a melhoria dos indicadores da educação como uma responsabilidade de todos, e que, passa, necessariamente pela participação e compromisso dos estudantes, nas avaliações SAEB (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica), que combinados com dados do Censo Escolar, permitem o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB.
O Evento aconteceu nesta sexta-feira dia 20 de setembro, foi uma ação marcada por 10 horas seguidas, simultaneamente, de apresentações artísticas, culturais e de educação em saúde, além de debates com a comunidade escolar, dando visibilidade às ações e atividades inerentes à produção coletiva dos(as) estudantes.
Além disso a unidade escolar firmou parceria com a SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE do município de Elísio Medrado, de EDUCAÇÃO e do CRAS. As psicólogas: DANIELA, NIELY, CARLA E ANA, assim como, a Psicanalista CÉLIA SANDES deram todo apoio ao evento e participaram ativamente de toda a programação, supervisionando as oficinas ministradas pelos nossos alunos e realizando palestras para os pais e responsáveis presentes.
18 alunos da própria escola ministraram as oficinas temáticas sobre o tema da depressão e ansiedade, e eles fizeram bonito, foram competentes e cumpririam com o objetivo proposto.
Enquanto os alunos estavam todos em oficinas, a equipe gestora, coordenação e professores montaram um plantão pedagógico para atender de forma exclusiva, cada pai, mãe ou responsável pelos alunos da escola.
Dessa forma, os pais e demais visitantes eram atendidos simultaneamente, pelos professores, pela equipe de saúde montada para a realização de Exames de testes rápidos, aferimento de pressão, glicemia, entre outros, e atendimentos de fisioterapia, acupuntura auricular e por nossa psicanalista convidada Célia Sandes.
Após os atendimentos os visitantes eram convidados para prestigiar as produções de vídeos educativos, artes estudantis, educação patrimonial e artística dos nossos alunos, assim como, as apresentações no palco do tempo de artes literárias, dança estudantil e o festival da canção estudantil.
Vale destacar o show dado pelo aluno Domingos José dos Santos que motivou bastante o público presente.
Pensar em educação de qualidade hoje, é preciso ter em mente que a família esteja presente na vida escolar de todos os alunos em todos os sentidos. Nesse sentido, escola e família possuem uma grande tarefa, pois nelas é que se formam os primeiros grupos sociais de cidadãos.
A Escola, no seu dia a dia, deve se abrir à participação da família e construir com ela uma relação dialógica, crítica e libertadora, estimulando a participação dos pais em seu contexto. Por seu lado, os pais devem entender que a Escola não é a única instituição responsável pela formação de seus filhos, transferindo suas responsabilidades para ela. A escola, concomitantemente, é parceira essencial da família na construção desse ser em formação, pois colabora efetivamente para o crescimento intelectual, cultural, social, cognitivo, crítico, científico e espiritual. É nesse sentido que promovemos o #TRANSFORMAÊ.
Rômulo Galvão