AmargosaCidadesCidades do Recôncavo e ValeDestaquesVale do Jiquiriçá

Estudantes baianos descobrem asteroides e são premiados pela NASA

Estudantes da Bahia se Destacam em Projeto de Caça a Asteroides.

Muitos sentem admiração ao observar o céu estrelado, mas para seis alunos da rede estadual da Bahia, essa experiência vai além da contemplação. Eles participaram do projeto “Caça Asteroides”, uma iniciativa conjunta do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil e da NASA, e foram premiados após descobrirem sete novos asteroides.

O projeto tem como meta incentivar a busca por asteroides que possam representar riscos à Terra, permitindo que estudantes contribuam com a detecção de corpos celestes. Ana Júlia Rocha, Maria Clara Ribeiro, Larissa Vieira, Robert Figueiredo e Jeferson Nascimento, do Colégio da Polícia Militar do Lobato, em Salvador, identificaram os asteroides P21XZQY, P21XZUK, P21XZUN, P11Y7UG, P21YDK0 e P21YDSI.

Lucas Antônio, estudante do CETEP do Vale do Jiquiriçá, em Amargosa, nomeou sua descoberta como LAD0001, marcando sua entrada em um seleto grupo de jovens exploradores espaciais. “Estou processando toda a emoção desse momento. Contei com a Ciência e o apoio do CETEP e do professor orientador, André Menezes, para transformar esse sonho em realidade”, compartilhou Lucas.

Ana Júlia Rocha, de 16 anos, que está no 2º ano do CPM de Lobato, comentou: “Está me permitindo desenvolver novas habilidades. Saber que posso contribuir com descobertas reais me motiva a aprender mais”.

A gestora do CPM de Lobato, Leonor Salgado, destacou: “Os estudantes nunca mais verão o céu da mesma forma. Acredito mais do que nunca numa escola pública de qualidade. A vida de nossos alunos vem sendo transformada”.

Como funciona o projeto caça asteroides

Asteroides são definidos como pequenos fragmentos de rocha que orbitam o Sol. No projeto, os estudantes analisam imagens de telescópios espaciais e, com o uso de aplicativos, identificam objetos celestes. Ao detectar um possível asteroide, observam informações como magnitude e relatam suas descobertas.

Inscreva-se em nosso canal do You Tube e receba todas as novidades,  vídeos e entrevistas e em breve transmissões ao vivo.

Siga o Recôncavo no Ar nas redes sociais e fique por dentro de todas as informações e transmissões ao vivo na nossa página oficial.

Facebook e Instagram

VISITE A MELYDEI MODAS EM ELÍSIO MEDRADO

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo