Espaço Quality Pilates destaca os principais benefícios do Pilates para crianças

O Espaço Quality Pilates em Elísio Medrado oferece o melhor para toda a sua família.

Assim como tudo à nossa volta, as crianças dos dias de hoje sofrem com as mudanças da vida moderna. Diferente de antigamente, os pequenos têm um estilo de vida acelerado e estressante, com uma rotina intensa. O que nem sempre é bom para as crianças…

São diferentes fatores que levam as crianças sofrerem com estresses, falta de concentração e má postura. E nada melhor que cuidar logo cedo para não piorar depois não é mesmo?

O Pilates vem como alternativa de uma atividade física leve e que proporciona diversos benefícios para crianças desde cedo.

Nesse texto vamos apresentar tudo de bom que o Método pode oferecer para os pequenos, desde ajudar a concentração até corrigir maus hábitos.

Confira como vale a pena levar seu filho hoje mesmo para começar a praticar!

1. Cuida da postura

Pilates-para-crianças-6

O Método Pilates previne desvios na coluna e fortalecer a musculatura das costas. E como vimos, a postura é um dos principais problemas para as crianças de hoje.

Além disso o Pilates aumenta a mobilidade do corpo. E por que isso é bom para as crianças? Quando passamos muito tempo sentado, a coluna sofre mais pressão o que pode levar a dores e lesões. E para as crianças isso é ótimo de se trabalhar, uma vez que a principal brincadeira hoje é ficar sentado no sofá na frente do videogame.

Com exercícios de fortalecimento e flexibilidade o Método ajuda a resolver problemas de descompensações na postura. E com exercícios para alongar, problemas de atrofiamento muscular, muito comum nessa faixa etária, serão combatidos.

E mais, o Pilates é a única atividade física que faz com que o corpo todo do praticante se desenvolva proporcionalmente ao mesmo tempo.  O que é ótimo para os pequenos que estão em fase de crescimento.

2. Desenvolve consciência corporal
Pilates-para-crianças-12

Como você viu, o Pilates ajuda a criança a manter a postura correta. Isso acontece pelo desenvolvimento da consciência corporal da criança.

O Método cria uma maior percepção do próprio corpo e espaço ocupado. Além de aprimorar o alinhamento postural criando, assim uma consciência de postura.

Os exercícios de equilíbrio são ótimos para desenvolver a consciência corporal! Pois fazem com que as crianças tenham balanço e simetria corporal e conheçam seu corpo que está em constante mudança.

Resumindo: o Pilates contribui para a criação de uma postura ereta e mais consciente.

3. Aumento dos níveis de atenção e concentração
Pilates-para-crianças-14

O Pilates trabalha princípios de concentração, respiração, controle, precisão dentre outros. Sendo assim, a criança que trabalha esses pontos desenvolve e aumenta o nível de atenção nas atividades. O que contribui para a concentração nas aulas e lições de casa.

Além disso, o Pilates trabalha a mente dos alunos. Isso torna a criança mais disciplinada e trata déficit de atenção, melhora o sono dentre outras coisas que ajudam ao desenvolvimento de uma infância com muito bem-estar.

4. Reduz o sedentarismo e por consequência a obesidade infantil
Pilates-para-crianças-1

Mesmo trabalhando corpo e mente, não deixa de ser um exercício físico. E por isso ajuda a trabalhar o sedentarismo, muito comum nas crianças de hoje em dia também.

E se a criança não for sedentária e praticar exercícios, com certeza diminui (e muito) o risco de obesidade. Grande preocupação entre os médicos atuais a obesidade infantil vem aumentando cada vez mais os índices do país. Ela é consequência exatamente do tão temido sedentarismo, e alimentação errada.

Por isso incentivar a criança a praticar exercícios é o primeiro passo para desenvolver hábitos saudáveis e crescer com mais qualidade de vida.

5. Ajuda na socialização da criança
Pilates-para-crianças-4

As aulas de Pilates “tiram” a criança de casa. O que isso quer dizer? Para realizar a prática elas vão sair de casa e conhecer e interagir com mais crianças.

Ajuda muito a criança a interagir em outras atividades extracurriculares em grupo, como teatro, dança e etc.

Além disso desenvolve autoestima e autoconfiança, muito importante para as crianças que estão na fase de crescimento social.

E mais: o Pilates serve como uma válvula de escape para a criança extravasar toda a energia que têm e concentrar em outras coisas além de computador e vídeo game.

Vai dizer que isso é ruim para seu pequeno?

6. Aumenta a flexibilidade
Pilates-para-crianças-11

Esse é um benefício para todo praticante de Pilates. Mas como isso pode ser para a criança? Isso significa que as crianças terão maior amplitude de movimento e agilidade.

O que é muito bom para as futuras atividades físicas e para o corpo que está em fase de crescimento.

7. Evita lesões
Pilates-para-crianças-2

Bom, como vimos o Pilates para crianças aumenta a flexibilidade e fortalece os músculos e crianças flexíveis e fortes estão mais preparadas para praticar esporte, atividades físicas no geral. Evita lesões e desconfortos.

É recomendado também como complemento para outras atividades físicas e, especialmente para melhorar o desempenho atlético

8. Trata e previne doenças  
Pilates-para-crianças-7

Bom além de todos esses benefícios citados, o Pilates para crianças ajuda a prevenir um item muito temido pelas mamães: as doenças.

Doenças comuns na infância, como enrijecimento de artérias, podem ser evitadas e tratadas com o Pilates. Pois o Método ajuda a desenvolver o corpo e faz com que as crianças sejam mais saudáveis.

E continuar a prática depois ajuda e muito a continuar a prevenção. Então nada mais justo começar desde cedo a cuidar do corpo.

9. Desenvolve paixão pela atividade
Pilates-para-crianças-9

Acabamos de falar que é preciso começar a cuidar do corpo desde cedo, e isso nos leva a esse próximo benefício: A paixão por atividade física.

Seja ela qual for (torcemos para ser o Pilates), começar a praticar desde cedo faz com que a criança se acostume e leve como rotina a prática de exercícios físicos.

E as crianças praticantes se tornarão adultos que vão gostar de se exercitar, sempre buscando o equilíbrio entre o corpo e a mente. Desenvolve o hábito e o amor pela atividade física.

10. É uma atividade atrativa para as crianças
Pilates-para-crianças

Por fim, mas não menos importante, o Pilates tem um diferencial das outras atividades: ele é atrativo para as crianças. Por que?

Ele faz uso de acessórios, como bolas de diversos tamanhos, discos de equilíbrio, rolo de espuma dentre outros. Tudo isso faz com que desenvolve o aspecto lúdico do Pilates. Ou seja, faz com que a criança se estimule visualmente a praticar, por remeter a brincadeiras.

Revista Pilates/Foto: reprodução