Conforme declarou Leonel Cafezeiro, cada frasco da vacina contém 10 doses e todas são usadas no mesmo dia.
Após os sites Folha de São Paulo e Metrópoles divulgarem uma lista de estados e municípios que suspostamente tenham recebido doses do imunizante AstraZeneca com prazo de validade vencidos, o secretário de Saúde do município de Santo Antônio de Jesus, em contato com o Blog do Valente informou ser impossível que a cidade tenha recebido lotes com validade excedida.
Conforme declarou Leonel Cafezeiro, cada frasco da vacina contém 10 doses e todas são usadas no mesmo dia.
“Eu acho impossível que isso tenha acontecido por conta de que estas vacinas veem dez doses em cada frasco e nós não deixamos um frasco pela metade para o dia seguinte porque as vacinas têm que serem usadas todas no mesmo dia”, informou.
Ainda conforme o secretário as doses quando são aplicadas nem sempre elas são registradas no mesmo dia que são aplicadas.
“O pessoal anota em uma planilha de papel a caneta, e depois são registrados no sistema. No momento do registro é que deve ter havido um engano do registrador em relação ao registro da data que foi aplicada”, explicou o secretário.
Em nota a prefeitura informou que a Secretaria de Saúde tem total controle sobre todas as doses aplicadas e que os frascos do imunizante vêm com o mínimo de cinco doses e uma vez abertos, são utilizados no mesmo dia, é impossível que uma só dose da vacina fora da data de validade tenha sido aplicada.
Ainda de acordo com a nota, o lote de nº 4120Z-005 da AstraZeneca, do qual Santo Antônio de Jesus recebeu 460 doses, chegou na cidade no dia 29 de janeiro 2021 e venceria no dia 14 de abril 2021 e reafirma que dos imunizantes recebidos, nenhum lote ficou tanto tempo em nossos estoques sem ser aplicado.
A prefeitura fecha nota afirmando que buscará o registro de todos que receberam a vacina nas datas indicadas para conferencia do número do lote e a data da aplicação que consta no cartão de vacina e pede para que a população se tranquilize e que tudo será esclarecido.
“Para manter o nosso compromisso irrestrito com a transparência, já estamos buscando em nossos registros a pessoa que recebeu a citada dose, para que possamos conferir número do lote e a data da aplicação que consta no seu cartão de vacina, encerrando de uma vez por todas este mal-entendido. A Secretaria de Saúde tranquiliza a todos, e reforça o seu compromisso e responsabilidade para com toda a população santoantoniense”, fecha a nota
Siga o Recôncavo no Ar nas redes sociais e fique por dentro de todas as informações e transmissões ao vivo na nossa página oficial.
Blog do Valente/Imagem: Divulgação