Em Cachoeira e São Félix o medo é a Barragem de Pedra do Cavalo

Se fortes tempestades com trovões já assustam moradores de Cachoeira e São Félix, imagine com a notícia de um terremoto na área.

Pois o domingo nas duas cidades foi de quase pânico, segundo o jornalista Romário Gomes, cachoeirano.

– Dizem que de madrugada a Votorantim abriu as comportas duas vezes. Por quê? Falam que foi uma turbina que pifou. Por que não explicam? Tudo isso contribui para aumentar o medo.

Romário diz que os moradores de Cachoeira e São Félix não são apenas desconfiados de Pedra do Cavalo, ‘são sempre muito desconfiados. O medo é real’.

Defesa civil – Romário conta que muito se faz projeções sobre o possível estrago de um rompimento: atingiria em cheio Cachoeira, com 35 mil habitantes, São Félix, com 18 mil, e mais abaixo Maragojipe, com 46 mil, além dos povoados de Nagé, Coqueiros, Santiago do Iguape e São Francisco do Paraguaçu.

Ontem na BandNews, Paulo Luz, coordenador de Defesa Civil da Bahia, disse que assim que a notícia do tremor surgiu, Pedra do Cavalo foi completamente inspecionada.

– Está tudo bem. Pedra do Cavalo é uma barragem construída sobre rochas, é bem monitorada, é segura.

Essa é a palavra oficial, mas turbinando o juízo dos moradores tem a ativista Telma Lobão. Ela despacha relatórios dizendo que a barragem tem fissuras e pode romper. E muita gente acredita.

Olindina, um caso delicado

No rol dos quase 50 prefeitos baianos infectados pela Covid quem está passando maus bocados é Wanderley Caldas (PP), prefeito de Olindina, irmão do deputado Aderbal Caldas (PP) e candidato à reeleição.

Ele está há dez dias na UTI do Hospital São Rafael. Na cidade, aliados rezam por ele e adversários perguntam como vai ficar a prefeitura se o vice, Carlos Ubaldino Filho (PSD), é inimigo e candidato a vereador.

Tom entra na briga de Jequié

Ewerton Almeida, o Tom (Patriotas), ex-deputado, aos 79 anos, diz estar arregaçando as mangas para disputar a prefeitura de Jequié:

– E por que não? Do jeito que está lá, sei que muitos amigos me olham como uma boa alternativa.

Em Jequié, se diz que o duelo principal é entre o deputado Zé Cocá (PP), da primeira-dama da Bahia, Aline Peixoto, e o médico Fernando Vieira (PSD), que tem apoio do deputado Antônio Brito.

No Almeida, o jogo disputado

Ito de Bega (PSD), prefeito de Conceição do Almeida, vai ter parada dura. Terá como adversário Pedro Coni Neto (DEM), 25 anos, estudante de direito, neto de um casal de avós ambos ex-prefeitos: o avó Pedro e a avó D. Lucinha.

Em Conceição do Almeida o duelo político histórico era entre os Coni e os Neiva. Na eleição passada eles se uniram e já anunciaram que em 2020 estarão juntos. Pior para Ito.

Délio Pinheiro, a cultura perde mais um do time

O mundo cultural sofreu uma nova e dolorosa perda no fim de semana. Geólogo, professor da Ufba grande parte da vida, crítico literário e assessor de assuntos culturais da Assembleia, ou o homem que selecionava os livros a serem publicados com o selo da casa, Délio Pinheiro, 77 anos, surpreendeu os amigos ao sofrer um infarto fulminante.

Délio é irmão de Leo Pinheiro, o ex-dirigente da OAS que delatou Lula. Entre amigos, sempre reafirmou os laços fraternais, mas nunca adentrou em conversas sobre denúncias:

– Leo é muito comedido, fala pouco, e eu também não pergunto nada.

Délio foi responsável pela seleção, publicação e edição de mais de 100 livros na Alba.

Tremores extras 1

Mutuípe, o epicentro do terremoto de domingo e ontem, também tem tremores que não resultam de abalos sísmicos. Circula nas redes lá que Gothardo Lopes Netto, preso na operação que afastou o governador do Rio, Wilson Witzel, é sócio incubado da Associação de Proteção a Maternidade e Infância de Mutuípe (Apmimo), que é quem administra o Hospital de Volta Redonda.

Tremores extras 2

Ainda no Vale do Jiquiriçá, área dos tremores sísmicos, a polícia acusa um médico do estupro de uma menina de 10 anos. Não disse o nome, só que ‘reside na cidade’. O tititi é tanto que a terra treme.

Enem online

A Secretaria de Educação do Estado dá hoje (17h) mais uma aula online para alunos que vão fazer o Enem. O Projeto Enem 100% prevê aulas terças e sextas até o dia 18. O Enem está previsto para 17 e 24 de janeiro.

Fogo no pico

O pico do Itobira, em Rio de Contas, ardeu em chamas no final de semana. Após intensos trabalhos de brigadas e voluntários, o fogo foi debelado, mas deixou um estrago razoável: 115 hectares de mata destruídos.

Siga o Recôncavo no Ar nas redes sociais e fique por dentro de todas as informações e transmissões ao vivo na nossa página oficial.

Facebook e Instagram

UOL/Foto: Reprodução

Sair da versão mobile