Em ano bissexto, Páscoa de 2024 terá data considerada rara
Páscoa ocorrerá no fim de março de 2024.
A Páscoa a maior festa do calendário para a Cristandade, terá em 2024 uma data considerada rara, isso porque a data da festividade é definida todos os anos por meio de um cálculo que envolve o ciclo lunar.
A Páscoa é tradicionalmente celebrada no primeiro domingo após a primeira lua cheia depois do equinócio de Primavera no hemisfério sul e o equinócio de outono no hemisfério norte.
Segundo esse cálculo a data da Páscoa é móvel e varia do dia 22 de março até o dia 25 de abril.
Em 2024, a Páscoa Cristã será celebrada no Domingo do dia 31 de março como em 1991, 2002 e 2013, com a singularidade de este ser um ano bissexto.
Segundo os teólogos essa será a quarta vez desde que o cálculo foi alinhado com a Páscoa Judaica, que a Páscoa em 31 de março acontecerá, voltando a se repetir no fim do próximo século.
No Vaticano se cogitou fixar a data da Páscoa, mas vendo o impacto dessa decisão sobre diversas culturas, a festa continua sendo móvel a cada ano.
Uma antiga tradição do século II firmava o dia 31 de março como o dia da Ressurreição de Cristo, e atribuía aos Romanos a criação do dia da mentira, no dia 1 de abril, por conta do anúncio do retorno de Jesus do mundo dos mortos.
Acompanhe mais notícias do site aqui.
Siga o Recôncavo no Ar nas redes sociais e fique por dentro de todas as informações e transmissões ao vivo na nossa página oficial