Em alta, testes de farmácia para Covid têm taxa de positividade de 15%, aponta Abrafarma
De acordo com a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias, os diagnósticos positivos em testes de farmácias voltaram ao patamar de dois dígitos depois de seis semanas com marcas abaixo desse patamar.
Os testes de farmácia para Covid-19 voltaram a apresentar taxa de positividade acima de dois dígitos no mês de outubro, de acordo com a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma).
Na terceira semana de outubro, do dia 17 ao 23, foram realizados 14.970 testes, dos quais 2.320 apresentaram resultados positivos, o equivalente a 15,5% do total.
De acordo com a entidade, os diagnósticos positivos em testes de farmácias voltaram ao patamar de dois dígitos depois de seis semanas com marcas abaixo desse patamar. Segundo a entidade, houve um aumento de 6,4% dos casos positivos em relação à semana anterior.
Aumento de positividade para Covid-19
No acumulado de outubro, a Abrafarma computou 4.469 testes positivos, o que representa uma média diária de 194 casos. Em comparação, em setembro a média diária foi de 185. O percentual é de 10,33%, acima dos 7,56% do mês anterior.
“Diante desse quadro, as redes associadas estão revisando previsões e continuarão a manter estoques suficientes para absorver um possível aumento da demanda”, observa Sergio Mena Barreto, CEO da (Abrafarma).
Desde a implementação desse serviço, em abril de 2020, as farmácias brasileiras promoveram 19.515.709 testes rápidos. Os resultados positivos somaram 4.544.963 (23,29%), contra 14.970.746 negativos (76,71%).
O mesmo também foi constatado pela Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (ABRAMED). Na semana entre os dias 22 e 28 de outubro foram realizados 18.935 testes, dos quais 17,3% foram positivos. Em comparação, na semana entre os dias 10 e 16 de setembro foram realizados mais testes, 27.406 no total, mas apenas 3,2% testaram positivo para coronavírus, o que atesta a tendência de aumento dos casos.
Comportamento ‘previsto’
O médico Marco Aurélio Sáfadi, presidente do departamento de Infectologia da Sociedade Brasileira de Pediatria, afirma que o aumento de casos de Covid-19 detectados em testes de farmácia em outubro de 2022 é compatível com o que já se conhece sobre a doença (veja entrevista acima).
“A gente tem verificado, não só aqui no Brasil, mas em diversos locais do mundo, um aumento no número de casos e a gente tem visto um aumento na positividade dos testes. Esse é um marcador muito sensível de que, de fato, os casos estão aumentando. E é algo absolutamente dentro das previsões”, afirma Sáfadi.
“A principal mensagem é que continua valendo algo muito importante, as vacinas continuam funcionando de forma muito eficiente”, diz o presidente do departamento de Infectologia da Sociedade Brasileira de Pediatria.
Siga o Recôncavo no Ar nas redes sociais e fique por dentro de todas as informações e transmissões ao vivo na nossa página oficial.
Inscreva-se em nosso canal do You Tube e receba todas as novidades, vídeos e entrevistas e em breve transmissões ao vivo