Em Alagoinhas, três pessoas são diagnosticadas com a ‘doença da urina preta’; uma está na UTI
No final do ano de 2020, outros casos tinham sido notificados no estado.
Três pessoas foram diagnosticadas com a Doença de Haff, conhecida como “doença da urina preta”, em Alagoinhas, cidade que fica a cerca de 100 quilômetros de Salvador. Segundo informações da Vigilância Epidemiológica, as notificações foram feitas na quinta-feira (19).
Dos três pacientes, um homem está internado na UTI do Hospital São Rafael, em Salvador, com estado de saúde estável; outro segue na enfermaria da mesma unidade, enquanto uma mulher já teve alta.
Segundo as notificações recebidas pela Vigilância Epidemiológica, as três pessoas começaram a apresentar os sintomas após consumir um peixe badejo.
A doença de Haff se caracteriza por ocorrência de extrema dor e rigidez muscular, dor torácica, além de falta de ar, dormência e perda de força em todo o corpo, podendo causar falência renal. Pessoas com a doença apresentam urina na cor de café, causada pela elevação da enzima CPK, associada à ingestão de pescados.
Siga o Recôncavo no Ar nas redes sociais e fique por dentro de todas as informações e transmissões ao vivo na nossa página oficial.
Foto: SECOM/PMA