AmargosaCidades do Recôncavo e ValeDestaquesVale do Jiquiriçá

Elísio Medrado, Amargosa e outros 96 municípios baianos ficam de fora do Mapa do Turismo Brasileiro 2023

A Bahia é dividida em 13 regiões turísticas, com um total de 137 municípios, mas após a atualização do Mapa, 98 cidades baianas ficaram de fora.

O presidente da Câmara de Turismo, Iuri Brito informou a ausência de alguns municípios baianos no Mapa do Turismo Brasileiro 2023 em conversa com o portal Criativa On Line.

A Bahia é dividida em 13 regiões turísticas, com um total de 137 municípios, mas após a atualização do Mapa, 98 cidades baianas ficaram de fora.

O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo que define a área – recorte territorial – a ser trabalhada prioritariamente pelo Ministério do Turismo no âmbito do desenvolvimento das políticas públicas.
Além disso, os municípios são categorizados no intuito de identificar o desempenho da economia do setor nos municípios a partir de cinco variáveis cruzadas em uma análise de cluster. Elas deram origem a cinco categorias (A, B, C, D e E) diretamente relacionadas à economia do turismo: A Zona Turística Caminhos do Jiquiriçá, é coordenada pela Câmara de Turismo certificada pelo Ministério do Turismo como Instância Regional de Turismo, são 26 municípios que compõem essa Zona Turística. Destacamos os 4 municípios que estão no Mapa do Turismo, CRUZ DAS ALMAS, MUTUÍPE, JIQUIRIÇÁ E SANTA INÊS, esses atualizaram as informações no último dia 28, quando o Ministério do Turismo encerrou a primeira etapa do Mapa. Já a segunda etapa está prevista para o segundo semestre de 2023, onde os municípios terão a oportunidade de cadastramento.

O município de SANTA TERESINHA, localizada no Piemonte do Paraguaçú, continua no mapa até julho deste ano, quando vence o certificado emitido em 2022. Já os municípios de SANTO ANTÔNIO DE JESUS, AMARGOSA, DOM MACEDO COSTA, CASTRO ALVES, JAGUAQUARA, ITATIM, VARZEDO, LAJE, SÃO MIGUEL DAS MATAS, ELÍSIO MEDRADO, BREJÕES, ITATIM, MILAGRES, NOVA ITARANA, PLANALTINO, ITIRUÇÚ, ITAQUARA, CRAVOLÂNDIA E IRAJUBA, ficaram de fora dessa etapa tão importante para o desenvolvimento do turismo na Zona Turística Caminhos do Jiquiriçá.

Acompanhe mais notícias do site aqui.

Siga o Recôncavo no Ar nas redes sociais e fique por dentro de todas as informações e transmissões ao vivo na nossa página oficial

Facebook e Instagram

MTur – SeturBA e Câmara de Turismo

VISITE A MELYDEI MODAS EM ELÍSIO MEDRADO

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo