Drª Eloísa Andrade do Espaço Quality Pilates chama à atenção para o Lúpus

Espaço Quality Pilates esta localizado na rua Santo Antônio em Elísio Medrado.

O dia 10 de Maio, é dedicado a conscientização do Lúpus. Doença reumática, crônica, que atinge mais o sexo feminino, geralmente manifesta -se na vida adulta (18-45anos), é uma patologia de difícil diagnóstico, trata-se de uma doença auto imune, os sinais e sintomas podem ocorrer de forma isolada ou simultaneamente, afetando de forma significativa a qualidade de vida da paciente.

O Lúpus, quando não feito um diagnóstico precoce e quando não há um acompanhamento interdisciplinar, pode levar a morte. Entretanto, o Lúpus, quando bem tratado e acompanhado, permite que a paciente tenha uma vida normal, assumindo a disciplina do tratamento que envolve: uso regular das medicações prescritas pelo reumatologista, principal especialidade médica que acompanha o paciente Lúpico, avaliação regular com oftalmologista para examinar o fundo do olho, acompanhamento nutricional para controle de peso e fortalecimento do sistema imunológico, através de uma alimentação balanceada, avaliação com psicólogo para ajudar o paciente a lidar com as possíveis limitações devido a doença, melhora da auto estima e autoconhecimento, avaliação fisioterapêutica para melhorar quadros de artrites, poliartrites, dor generalizada, entre outras especialidades que se façam necessárias no período de atividade da doença.

O Lúpus pode se manifestar de forma mais simples, quando acomete apenas a pele, geralmente ocorre lesões discóides e avermelhadas em áreas diferentes do corpo. Ou, o Lúpus pode ser sistêmico, considerado a forma mais grave da doença, quando além das lesões cutâneas, apresenta acometimento de outros órgãos e sistemas do corpo. Esses danos sistêmicos, quanto mais cedo forem identificados, devidamente avaliados e tratados, maiores as chances de controle da patologia.

A atividade física regular e orientada, o repouso, o apoio familiar e de uma forma geral, favorece o aumento da expectativa de vida da paciente. Por isso, a importância de falar sobre esse problema de saúde, conhecer, propagar as informações corretas, para que menos negligência e julgamentos ocorram. Não é fácil ter um problema que não tem cura, não é fácil ter uma predisposição genética para isso, todos podemos ajudar.

Conheça os benefícios do Pilates no Espaço Quality Pilates em Elísio Medrado.