Donald Trump anuncia proibição do TikTok nos Estados Unidos

Washington DC 22 04 2020 O presidente Donald J. Trump discursa na cerimônia de plantio de árvores em homenagem ao Dia da Terra e do Arbor, quarta-feira, 22 de abril de 2020, no gramado sul da Casa Branca. (Foto oficial da Casa Branca por Andrea Hanks)
Medidas de restrição devem ser anunciadas neste sábado (1º), após autoridades afirmarem que aplicativo é usado para espionagem da China

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na sexta-feira (31) que vai proibir o uso do TikTok no país. As medidas que restringirão o uso da rede social devem ser anunciada neste sábado (1º).

“No que diz respeito ao TikTok, estamos banindo-o dos Estados Unidos”, disse o presidente.

De acordo com informações do G1, a declaração do presidente é uma reação à preocupação manifestada por autoridades americanas acerca da possibilidade de a plataforma ser usada como ferramenta para espionagem chinesa.

Sem antecipar que medidas serão adotadas, Trump disse apenas que poderá usar poderes econômicos emergenciais ou uma ordem executiva parar banir o aplicativo da empresa ByteDance. O The Wall Street Journal e a agência Bloomberg já haviam informado ainda na sexta que Trump determinou a venda das operações americanas do TikTok diante da possibilidade de uso do serviço pela inteligência chinesa.

Apesar de funcionários e membros do legislativo americano expressarem preocupação com o TikTok, a empresa responsável pelo aplicativo negou qualquer vínculo com o governo chinês.

Siga o Recôncavo no Ar nas redes sociais e fique por dentro de todas as informações e transmissões ao vivo na nossa página oficial.

Facebook e Instagram

Bahia.ba/ Foto: Andrea Hanks