Doação de sangue: Hemoba lança campanha de verão em Salvador
Campanha “Doar é a Onda do Verão” foi lançada nesta quarta (18), no Hemocentro Coordenador, com a presença da cantora Ju Moraes e outros músicos.
A Campanha “Doar é a Onda do Verão”, da Fundação Hemoba, foi lançada nesta quarta-feira (18), no Hemocentro Coordenador, em Salvador. O objetivo da campanha é mobilizar os voluntários e conscientizar a população sobre a importância da doação regular de sangue, principalmente, no verão.
De acordo com diretor geral da Hemoba, Luiz Catto, no período do verão há uma queda no número de doadores influenciada pelas férias escolares e viagens. Ainda segundo ele, há uma preocupação com a maior movimentação nas estradas, que cresce o risco de acidentes de trânsito e, consequentemente o aumento da necessidade por transfusão de sangue nos hospitais.
O lançamento da campanha contou com a presença da cantora Ju Moraes, que é doadora regular de sangue, da banda de percussão MAMBAHIA – formada por músicos percussionistas da Timbalada e do Olodum – além de baianas com seus trajes típicos e alguns membros dos Filhos de Gandhy.
Na capital baiana, o Hemocentro Coordenador funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h às 16h30.
Nesta semana, o Hemóvel, unidade de coleta externa de sangue, está no Shopping Itaigara, das 8h às 17h; nos hospitais do Subúrbio e Ana Nery, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30; no Hospital Roberto Santos, das 8h às 12h e 13h às 17h.
Já no Hospital Irmã Dulce, a coleta é realizada de segunda a sexta-feira, das 7h10 às 11h30 e das 13h às 16h. Para conferir o horário de atendimento no interior do estado, acesse o site da fundação.
Critérios para doação de sangue
Cantora Ju Moraes durante doação de sangue, em Salvador — Foto: Divulgação/Hemoba
Para doar é preciso ter entre 16 e 69 anos. Os menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal. Além disso, é necessário apresentar um documento original com foto, estar com o peso acima de 50 kg, bem de saúde, descansado e alimentado, ter evitado alimentos gordurosos algumas horas antes da doação, não fumar por pelo menos duas horas e não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes.
Cadastro de medula óssea
O cadastro de medula pode ser feito em todos os postos de coleta da Hemoba, na capital e no interior, com a coleta de uma amostra de 5ml de sangue.
Para ser um doador é necessário ter entre 18 e 35 anos de idade, estar em bom estado geral de saúde, não possuir doença infecciosa ou incapacitante e não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico.
Os dados pessoais e os resultados dos testes serão armazenados no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME), coordenado pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA).
Acompanhe mais notícias do site aqui.
Siga o Recôncavo no Ar nas redes sociais e fique por dentro de todas as informações e transmissões ao vivo na nossa página oficial.
G1 Bahia/Foto: Divulgação/Hemoba