AmargosaCidades do Recôncavo e ValeRecôncavoSanto Antônio de JesusVale do Jiquiriçá

Diocese de Amargosa realiza em SAJ Encontrão de Catequese e Liturgia

O 13º Encontrão Diocesano de Catequistas e 2º Encontrão Diocesano da Dimensão Litúrgica, que contou com a participação de Catequistas, Animadores dos Círculos Bíblicos, Grupos de Canto, Coroinhas e Ministros.

A Diocese de Amargosa realizou neste último domingo, dia 25, na Igreja Matriz de São Benedito, em Santo Antônio de Jesus-BA, o 13º Encontrão Diocesano de Catequistas e 2º Encontrão Diocesano da Dimensão Litúrgica, que contou com a participação de Catequistas, Animadores dos Círculos Bíblicos, Grupos de Canto, Coroinhas e Ministros.

Para o articulador da Dimensão Bíblico Catequética, Padre Marco Antônio, esse evento é a culminância de um grande trabalho de mutirão que começa desde o mês de fevereiro quando é realizada a Assembleia Diocesana das dimensões de Catequese e Liturgia. Segundo ele, nessa assembleia nasce a proposta de estudo que ao longo do ano é realizado com todas as comunidades e todas as paróquias da Diocese.

“A gente envia esse material para as comunidades para ser estudado por nossos catequistas e por nossas equipes de liturgia, até que nesse dia de hoje, dedicado aos catequistas, nós realizamos esse grande encontro. Pra nós é gratificante ver como tudo dá certo, apesar das dificuldades que podem acontecer em algumas comunidades, mas a grosso modo, a gente chega nesse dia de hoje vendo que o estudo acontece e as pessoas chegam dando conta dessa tarefa que a gente vai ao longo do ano distribuindo”, disse Padre Marcos.

Já o articulador da Dimensão Litúrgica, Padre Valmiro Santiago, falou que estão ligados à liturgia as pessoas que se envolvem nas missas e celebrações dominicais, como os coroinhas, ministério de música, leitores da palavra, entre outros. Ele também falou que, o que se pede na Liturgia é uma experiência profunda de fé, porque as vezes as pessoas se preocupam tanto com a cor da toalha do altar e a posição do arranjo, e esquecem do mais importante, a experiência do mistério que nós celebramos.

Cristiane Nogueira, membro da Dimensão Bíblico Catequética falou sobre o resultado esperado após esse encontrão:

“Que eles possam cada vez mais compreender esse novo processo e ajudar os outros na comunidade, não apenas nas celebrações da Quaresma, no período que os catecúmenos recebem os sacramentos, mas durante toda a vida de caminhada da igreja, porque nós somos testemunhas para eles, nós precisamos estar presente na vida deles não apenas como catequistas numa sala de catequese, mas buscando ajudar uns aos outros a percorrer esse caminho”, disse.

O próximo encontro de catequese será nos dias 20, 21 e 22 de setembro em Amargosa. Trata-se do encontro da Sub Região Pastoral 1, que terá a participação dos coordenadores paroquiais de catequese das dioceses de Amargosa, Camaçari, Alagoinhas, Cruz das Almas e Arquidiocese de São Salvador. Nesse encontro será abordado o papel do coordenador de catequese no processo de Iniciação a Vida Cristã.

Redação e reportagem: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo