Deputado Robinson Almeida alerta para risco de paralisação de trabalhadores da Coelba no Carnaval; “teremos outro apagão?”

O deputado também relembrou o apagão ocorrido no ano passado no Circuito Barra-Ondina, em Salvador, e reforçou a importância de evitar novos episódios semelhantes.

O presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa, deputado estadual Robinson Almeida (PT), aprovou um requerimento para a realização de uma audiência com a Coelba para tratar da ameaça de paralisação dos trabalhadores do setor de energia durante o Carnaval. Aos deputados, na reunião ordinária da Comissão de Infraestrutura, o legislador alertou que caso a paralisação ocorra a festa em Salvador e em outras cidades do estado ficará comprometida, uma vez que os serviços de manutenção e operação da rede elétrica serão afetados.
Segundo Robinson Almeida, a tensão na categoria foi gerada após a Coelba retirar a segunda-feira de Carnaval como feriado para os trabalhadores, retirar direitos e dificultar as condições de trabalho, o que provocou uma insatisfação generalizada na categoria, entre os efetivos e tercerizados.
“Uma revolta se instalou entre os trabalhadores, e isso pode levar a uma paralisação no período do Carnaval. Nós queremos que a Coelba sente com a representação do sindicato, encontre uma solução negociada e traga paz e segurança para a realização da festa”, afirmou o parlamentar.
O deputado também relembrou o apagão ocorrido no ano passado no Circuito Barra-Ondina, em Salvador, e reforçou a importância de evitar novos episódios semelhantes.
“Não podemos viver novamente cenas lamentáveis de um circuito completamente no escuro. A Coelba tem responsabilidade direta com o fornecimento de energia e deve tratar bem seus trabalhadores, assegurando seus direitos”, destacou.
A data do encontro será definida nos próximos dias, e a expectativa é que representantes da Coelba, do sindicato dos eletricitários e deputados da Comissão de Infraestrutura participem das discussões e encontrem uma solução consensual que não gere prejuízos à população.
Com a concessão da Coelba prevista para vencer em 2027, cresce a pressão de parlamentares, do setor produtivo e até do governador Jerônimo Rodrigues para que a empresa melhore a qualidade dos serviços prestados.
“As recorrentes falhas no fornecimento de energia elétrica têm sido alvo de críticas de todas as partes do estado, impactando o desenvolvimento da Bahia e colocando em debate a necessidade de uma revisão contratual ou até mesmo uma nova modelagem para a distribuição de energia no estado”, enfatizou Robinson Almeida, que coordena a Subcomissão de Acompanhamento da Execução do Contrato da Coelba e produziu um relatório crítico, em dezembro, sugerindo a não renovação da concessão do setor ao Grupo Neoenergia por mais 30 anos.
Nota da COELBA:
Adequações no calendário laboral realizadas pela Neoenergia Coelba são necessárias para garantir o fornecimento de energia durante o Carnaval; empresa mobilizou todo seu contingente para atuar no maior evento do ano no estado da Bahia, especialmente na capital
O Carnaval, maior festa popular da Bahia, conta com a presença de cerca de 2 milhões de pessoas e turistas na cidade, sendo necessária uma operação especial para garantir a prestação do serviço de energia elétrica com segurança e qualidade. Por este motivo, a Neoenergia Coelba está com toda mobilização de equipes garantida para o Carnaval.
A empresa elaborou um plano especial para o Carnaval contemplando, além da manutenção das redes que atendem aos circuitos, investimentos na construção de novas redes elétricas e incremento de 40% na força de trabalho durantes os dias de festejo. O time da Neoenergia Coelba, formado por engenheiros, técnicos e eletricistas, tem trabalhado com muita dedicação e compromisso para proporcionar um carnaval seguro.
Assim, respeitando a legislação trabalhista, as mudanças no calendário laboral foram necessárias para garantir que toda a força de trabalho da empresa esteja atuando no maior evento do ano no estado, especialmente em Salvador.
Participe na produção de pautas e matérias com sugestões e flagrantes enviando em nosso WhatsApp no 075999580723.
Siga o Recôncavo no Ar nas redes sociais e fique por dentro de todas as informações e transmissões ao vivo na nossa página oficial.