Cada pessoa é um mundo e lida com a depressão de forma diferente.
Infelizmente esta situação é bastante comum. Na verdade, nós tentamos, em algum momento, esconder a tristeza, o estresse e as preocupações por trás de um sorriso. No entanto, quando nos escondemos atrás de uma máscara de tranqüilidade e satisfação, evitamos que as pessoas nos ajudem, facilitando o acesso ao poço fundo da depressão. Tendemos a pensar que a pessoa deprimida não pode levar uma vida normal, que ela só fica na cama e não consegue ir para o trabalho, que chora fácil e que adota uma postura inclinada e triste quando anda. No entanto, esta imagem é um clichê comum, cada pessoa é um mundo e lida com a depressão de forma diferente. Na verdade, você sabia que aproximadamente 71% daqueles que sofrem de depressão tentam ocultá-la?
Alguns estão deprimidos, mas conseguem ser funcionais e até brincalhões em suas vidas diárias. Estas são pessoas que carregam sua dor por dentro, não a externalizam, mas ela as consome lentamente, até que em algum momento elas desmoronam porque já não conseguem mais suportar o peso da máscara que construíram e usaram por meses ou anos.
Na verdade, no campo da Psicologia há o que é conhecido como depressão sorridente. É o depressivo que simula uma aparência de normalidade e até mesmo de felicidade, mas experimenta os sintomas de depressão dentro de si mesmo, mas sem expressá-los, sempre tentando escondê-los. Como resultado, os outros podem pensar que ele tem uma vida perfeita. A pessoa deprimida que escolhe sorrir sofre, mas tenta viver como se não sofresse. No entanto, emoções e sentimentos nunca devem ser ignorados ou ocultos porque isso não os fará desaparecer. Como resultado, a pessoa que finge escapar da depressão, na realidade, o que está fazendo é alimentando-a. A longo prazo essa atitude vai custar caro. Na verdade, existem muitos casos de suicídio que pegam amigos e até mesmo familiares completamente desprevenidos.
Por outro lado, a pessoa que tenta esconder a depressão, geralmente está sempre ocupada e leva um ritmo de vida frenético, o que causa grande desgaste. Essa necessidade de sempre se manter ocupado acaba fazendo com que eles se desmoronem emocionalmente, porque não é possível colocar um bom rosto todos os dias em todas as ocasiões. Mais cedo ou mais tarde, a irritabilidade, o cansaço, a tristeza e a tensão encontram um espaço para se destacar.
O problema é que, neste momento, a pessoa de repente encontra-se cara a cara com sua realidade e sente que ele está em um beco sem saída e sem ninguém para ajudá-la. Por essa razão, pode atentar contra sua vida. Um estudo particularmente interessante realizado em uma Universidade dos Estados Unidos analisou o impacto de um sorriso falso sobre o nosso humor. Esses psicólogos seguiram um grupo de motoristas por duas semanas e descobriram que quanto mais sorrisos fingiam, pior ficava o seu humor quando voltaram para casa. Um humor marcado pela irritabilidade, raiva e tristeza.
Portanto, é importante estar ciente de que as emoções negativas não desaparecem por si mesmas, elas devem ser abordadas. Ocultar ou evitar o problema não fará com que ele seja corrigido. Além disso, você também deve saber que a depressão não só é resolvida dentro dos muros da psicoterapia. A família e os amigos podem desempenhar um papel importante, desde que assumam uma atitude de apoio.
Por outro lado, se você conhece alguém que tenta esconder a depressão por trás de um sorriso, fale com essa pessoa. Não a pressione a falar sobre sua situação porque, dessa forma, ele provavelmente se fechará ainda mais. Em vez disso, mostre sua vulnerabilidade e conte seus problemas. Desta forma, você poderá se conectar emocionalmente e será mais fácil para ela se sentir identificada com suas dificuldades e contar as dela.
Psicóloga em formação
Ana Borges