As outras 120 escolas restantes aparecem sem Ideb ou sem o cadastro no censo da
Com um dos piores índices na educação entre os dez maiores municípios da Bahia, Feira de Santana apresenta mais um dado estarrecedor, desta vez na educação.
Com um total de 206 escolas municipais, sendo 83 na zona rural e 123 na zona urbana, o Portal A Tarde teve acesso exclusivo a dados que demonstram total desproporcionalidade e exageros.
Com base no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Inep, mais precisamente no Catálogo de Escolas, ao que se refere a gestão escolar de 86 delas, podemos constatar o número de matrículas, turnos de funcionamento, número de salas de aula, bem como o número de docentes e funcionários.
educação, de acordo com informações do próprio site.
O fato que mais chama a atenção é o número de funcionários das escolas municipais, que são de 8400 funcionários, levando em conta dados de 86 escolas, o que seria uma quantidade desproporcional de matrículas x
funcionários.
Ainda com base nos dados do INEP 2019, podemos citar, por exemplo, números das seguintes escolas:
1. ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR JOSE RAIMUNDO PEREIRA DE AZEVEDO que possui 789 alunos, 51 professores e 268 funcionários;
2. ESCOLA MUNICIPAL PARQUE BRASIL que possui 532 alunos, 24 professores e 221 funcionários;
3. ESCOLA MUNICIPAL MARIA DA GLORIA CARVALHO BAHIA que possui 137 alunos, 9 professores e 88 funcionários;
4. ESCOLA MUNICIPAL DOUTOR CLOVIS RAMOS LIMA que possui 375 alunos, 21 professores e 146 funcionários;
5. ESCOLA CHICO MENDES que possui 662 alunos, 43 professores e 228 funcionários;
Considerando também dados obtidos das 86 escolas, a proporção é de 3,9 alunos para cada funcionário.
Ao analisar algumas destas escolas, de forma individual, verifica-se aproximadamente 2 funcionários para cada aluno, como demonstrado acima.
Comparando o número de funcionários das escolas municipais, observe-se que Feira de Santana possui 46090 alunos matriculados na rede estadual, com um total de 860 funcionários, de acordo com informações obtidas no Núcleo Territorial de Educação, NTE.
Em 2017, o município obteve 4,4 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, Ideb, valor que não atingiu própria meta de 4,5, o que deixou a educação da cidade muito abaixo da média, que é de 6,0.
Siga o Recôncavo no Ar nas redes sociais e fique por dentro de todas as informações e transmissões ao vivo na nossa página oficial.
UOL