O processo foi iniciado no último domingo. Do total, apenas 26 possuem diagnóstico positivo para Covid-19.
Diante do avanço de casos de coronavírus, pacientes do Hospital Santo Antônio, das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), começaram a ser transferidos para unidades hospitalares da rede estadual de saúde. De acordo com a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), a transferência inclui 200 pessoas, em processo iniciado no último domingo (19). Do total, apenas 26 possuem diagnóstico positivo para Covid-19. Os demais, com perfil etário acima de 60 anos, serão transferidos como medida preventiva.
“Em um planejamento conjunto, estamos ofertando vagas tanto na rede própria quanto no centro de acolhimento montado no Rio Vermelho para dar o tratamento a esses pacientes, até que todas as providências sejam efetuadas pela entidade”, disse a subsecretária estadual da Saúde, Tereza Paim.
Após a retirada dos pacientes, o Hospital Santo Antônio passará por limpeza e terá o número de leitos reduzidos em 50% em cada enfermaria como medida para evitar o contágio. Também serão realizadas adequações dos sistemas de renovação de ar, realização de testes em todos os funcionários e pacientes, mesmo os assintomáticos e intensificação das auditorias da utilização correta dos equipamentos de proteção individual por todos os profissionais de saúde.
Na última semana, a assessoria de comunicação das Osid divulgou que o Hospital Santo Antônio registrava 64 profissionais diagnosticados com coronavírus, além de 30 pacientes com a doença e duas mortes.
Siga o Recôncavo no Ar nas redes sociais e fique por dentro de todas as informações e transmissões ao vivo na nossa página oficial.
G1 Bahia/ Foto: Divulgação/Sesab