Contêineres com equipamentos da China chegam para sondagem da Ponte Salvador-Itaparica
“Mais um passo concreto para que este projeto tão importante avance”, disse o governador Jerônimo Rodrigues (PT).
As obras para construção da Ponte Salvador-Itaparica, promessa do governo desde 2009, ganhou mais um passo. No sábado (9), chegou ao estado seis contêineres com equipamentos e materiais que serão utilizados na sondagem da estrutura, que foram descarregados em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS).
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) avaliou o momento como “mais um passo concreto para que este projeto tão importante avance”. O chefe do Executivo estadual ainda usou as redes sociais para compartilhar a novidade. “Seguimos acompanhando e trabalhando firme pelo desenvolvimento da nova Bahia”, completou.
Os contêineres foram embarcados em um navio que saiu da China com destino ao Rio de Janeiro numa viagem que durou 30 dias. De lá, seguiram em carretas por mais quatro dias até Simões Filho onde estão armazenados em um galpão.
Dentro dos contêineres estão diversos tipos de equipamentos que serão usados na sondagem a ser realizada em águas rasas e profundas na Baía de Todos-os-Santos. Foram trazidas, por exemplo, três perfuratrizes especiais que possuem um sistema de compensação de ondas, tecnologia chinesa fundamental para executar o serviço no mar durante o inverno, período em que podem ocorrer condições climatológicas adversas. Esse sistema permite também a estabilização das balsas onde estarão as plataformas, garantindo assim uma melhor qualidade dos resultados.
Entre outros equipamentos vieram também: uma cabine de operação, torre de operação, guincho, gerador e um laboratório para análise geotécnica do material a ser coletado no mar. Até este domingo (10), chegarão mais 4 contêineres, totalizando dez. (Bahia.ba)