Considerado um dos grandes marcos da internet, o Orkut deixou saudades nos milhões de brasileiros que se apaixonaram pela rede social.
Considerado um dos grandes marcos da internet, o Orkut deixou saudades nos milhões de brasileiros que se apaixonaram pela rede social. Com o sucesso do Facebook, o Orkut foi desativado em 2014, mas recentemente um vídeo viralizou no TikTok ensinando a recuperar as fotos da rede social.
Orkut: como recuperar fotos
Muitos usuários garantem que, para recuperar as fotos do Orkut, você só precisa lembrar o endereço de e-mail e a senha cadastrada na rede social. Ao tentar fazer o login, o usuário conseguiria ver todo seu álbum de imagens via Google Fotos.
Aparentemente, essa tática estaria funcionando porque o Google era dono do Orkut e ainda seria possível acessar o banco de dados da rede social ‘falecida’. Mas será que isso é real?
É possível resgatar fotos antigas?
Vários vídeos divulgados nas redes sociais indicam que o usuário precisa acessar o Gmail e fazer o login com e-mail e senha usados no Orkut, mesmo que seja de outro domínio. Se você, por exemplo, usava o serviço do Hotmail, você poderia recuperar fotos do Orkut seguindo os seguintes passos:
- Acessar gmail.com
- Usar seu e-mail antigo do Orkut (@hotmail.com, por exemplo)
- Inserir sua senha
- Caso não lembre a senha, tente usar o serviço ‘Recuperar senha’
- Depois de fazer o login, acesse o Google Fotos para encontrar as imagens antigas
Em alguns tutoriais, os usuários dizem que não encontraram todas as fotos da antiga rede social. Os especialistas em tecnologia acreditam que as imagens que aparecem no Google Fotos sejam imagens do antigo Picasa, salvas na nuvem automaticamente pelo Google após o fim do app, em 2016.
Outra possibilidade levantada pelos estudiosos é que alguns usuários podem ter feito o backup do Orkut via Google Takeout quando o serviço estava disponível, até meados de 2016, mas não se lembravam disso.
Enfim, vale a pena tentar esse passo-a-passo para viver um pouco da nostalgia de quando a internet era mais simples e as conversas eram feitas por scraps e depoimentos!
Siga o Recôncavo no Ar nas redes sociais e fique por dentro de todas as informações e transmissões ao vivo na nossa página oficial.
Inscreva-se em nosso canal do You Tube e receba todas as novidades, vídeos e entrevistas e em breve transmissões ao vivo