Conheça os benefícios que o método Pilates pode promover na fase gestacional

Durante o Pilates na gestação, a frequência respiratória aumenta e o volume residual diminui.

Existem inúmeros benefícios que o método Pilates pode promover na fase gestacional. Um período extremamente especial para a mulher, que merece ter um cuidado especial também. Você mamãe, venha pilatear conosco no Espaço Quality Pilates em Elísio Medrado.

1) Trabalho da Respiração

Durante o Pilates na gestação, a frequência respiratória aumenta e o volume residual diminui.

A respiração fica mais profunda e o trabalho da respiração auxilia na otimização dos padrões respiratórios, melhorando assim a sensação de cansaço, ativação de músculos do tronco e abdômen que trabalham quando respiramos profundamente, melhora da consciência corporal que além de corrigir a postura, ajuda a acalmar.

2) Fortalecimento da Musculatura do Abdômen

O Pilates além de trabalhar os músculos abdominais superficiais, também ativa um músculo mais profundo chamado transverso do abdômen. A ativação de todos esses músculos é importante durante a gravidez, pois normalmente eles se distendem trazendo desequilíbrios posturais.

3) Fortalecimento de Assoalho Pélvico

Assoalho pélvico fortalecido melhora a capacidade de estirar e relaxar mais facilmente durante o parto, melhorando a circulação na região pélvica, além de prevenir incontinência urinária, apoiando os órgãos da pelve e prevenindo o mal alinhamento das articulações do quadril e sacrilíacas.

4) Otimização da Postura

O crescimento do útero gera um deslocamento do centro de gravidade podendo levar à alterações posturais. O Pilates na gestação vem pra auxiliar e reeducar os movimentos, ajudando a amenizar desconfortos e quadros de dor.

5) Melhora da Circulação

Os exercícios de Pilates – por serem dinâmicos – promovem uma melhora da circulação sanguínea em todo o corpo, prevenindo câimbras e inchaços nas extremidades.

6) Preparo Para o Parto

Os exercícios promovem uma interação entre corpo e mente, conscientizando a gestante sobre as modificações que irão acontecer no decorrer da gestação, dando um maior suporte para o parto.

7) Fortalecimento de Membros Superiores e Inferiores

Durante os exercícios do Pilates na gestação trabalha-se o corpo como um todo, ajudando assim a fortalecer membros superiores e inferiores para ajudar a futura mamãe a ter uma melhor qualidade de vida.

8) Atividade de Baixo Impacto

Exercícios de baixo impacto articular, o que não provoca sobrecarga nas articulações da gestante.

9) Bem Estar Físico e Mental

Os exercícios associados com a respiração promovem relaxamento e bem estar físico em geral.

10) Qualidade de Vida

Como qualquer outra atividade física juntamente com seus benefícios possibilita uma melhora na qualidade de vida.

Siga o Recôncavo no Ar nas redes sociais e fique por dentro de todas as informações e transmissões ao vivo na nossa página oficial.

Facebook e Instagram