Conheça a História de Joaquim Martins de Andrade: Esse trono deixou um legado em Itatim
Mas quem era mesmo esse coronel?
Você já ouviu falar no coronel JOAQUIM MARTINS DE ANDRADE? Pois é, tudo começou com ele, rico fazendeiro de descendência portuguesa, que por volta de 1859 se radicou entre as Fazendas Morcego e Tanquinho de Dentro, permitiu que a estrada de ferro, que deu origem a Tanquinho/Itatim, passasse nas terras da Fazenda Ponta Aguda, de sua propriedade. Mas quem era mesmo esse coronel? Ah sim! Ele era pai do SR. AQUILINO ANDRADE DO MURICI avô de ROBERTO VEREADOR. Mas qual é mesmo a sua história?
Dentre outras: ele também era pai do rico fazendeiro, capitão FRANCISCO GIL DE ANDRADE, que entre 1904 e 1907 se tornou o 3º prefeito de Itaberaba. Mas não para por ai, o seu neto engenheiro FERNANDO CINCURÁ DE ANDRADE, que foi Secretário de Agricultura do estado da Bahia, no governo João Durval, morreu ontem aos 85 anos. Mas além dessa triste notícia, houve algum outro fato relevante nessa história? Ah sim! Relevantíssimo!
Além da origem dos personagens serem de Tanquinho/Itatim, que não é pouca coisa, FERNANDO CINCURÁ DE ANDRADE era filho do Deputado por cinco legislatura e constituinte de 46 o advogado RAPHAEL CINCURÁ DE ANDRADE, que se licenciou no mandato de 1959 a 1963 para assumir a Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia no governo de Juracy Magalhães. Outros nomes desse clã que foram hegemônicos na região de Itaberaba por mais de meio século, se estenderam até a cidade de Una no litoral sul da Bahia, elegendo em 1960 ANTONIO CARLOS CINCURÁ DE ANDRADE, Prefeito dessa cidade.
Fonte: Jeová Santana
Acompanhe mais notícias do site aqui.
Siga o Recôncavo no Ar nas redes sociais e fique por dentro de todas as informações e transmissões ao vivo na nossa página oficial