Cidades do Recôncavo e ValeDestaquesElísio MedradoVale do Jiquiriçá

Colégio Rômulo Galvão em Elísio Medrado veicula nota de repúdio ao ato de injúria racial com alunos da instituição em perfil do Instagram

Ato ocorreu esta semana em um perfil no Instagran.

A equipe do Colégio Rômulo Galvão vem a público repudiar o ato de injúria racial promovidos por publicações preconceituosas e difamatórias veiculadas em uma conta do Instagram.
Ao mesmo tempo que lamentamos o ocorrido, nos colocamos à disposição dos estudantes que sofreram com os atos de injúria racial.

O Colégio Rômulo Galvão, enquanto instituição formadora, que tem como um de seus princípios a educação antirracista, sempre estará atento às questões que envolvem estes tipos de atos, que reforçam o racismo, que é estrutural em nossa sociedade, e que precisa ser combatido.

Vale ressaltar que a injúria racial é quando a ofensa está associada ao uso de palavras depreciativas contra uma pessoa. No caso de uma das postagens, o cabelo cacheados e crespo de alguns alunos foram associados à uma vassoura. Dessa forma, inferiorizando tais alunos por suas características físicas. Este crime está previsto no Código Penal Brasil, Art. 140, parágrafo 3.

Art. 140 – Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro:
§ 3° Se a injúria consiste na utilização de elementos referentes a raça, cor, etnia, religião, origem ou a condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência: (Redação dada pela Lei nº 10.741, de 2003).

Pena – reclusão de um a três anos e multa. (Incluído pela Lei nº 9.459, de 1997)

Portanto, faz-se necessário a devida apuração dos fatos pelas autoridades competentes e que a punição seja aplicada aos seus idealizadores.

Elísio Medrado, 05/10/2022
Equipe Rômulo Galvão

Siga o Recôncavo no Ar nas redes sociais e fique por dentro de todas as informações e transmissões ao vivo na nossa página oficial.

Facebook e Instagram

Inscreva-se em nosso canal do You Tube e receba todas as novidades, vídeos e entrevistas e em breve transmissões ao vivo.