Colégio Pedro Calmon em Amargosa é contemplado com projeto no edital FAPESB

O recurso é destinado à organização da 5ª edição da Feira de Inovação, Ciências, Tecnologias e Matemática (INCITE) do CEPC que ocorrerá nos dias 17 e 18 de outubro desse ano.


O Colégio Estadual Pedro Calmon (CEPC) é um dos vinte colégios públicos da Bahia contemplados com recurso financeiro que será destinado à realização de evento científico em edital de Popularização das Ciências, Tecnologias e Inovação promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb).

O recurso é destinado à organização da 5ª edição da Feira de Inovação, Ciências, Tecnologias e Matemática (INCITE) do CEPC que ocorrerá nos dias 17 e 18 de outubro desse ano. O evento é gratuito e aberto a toda a população e este ano possui o tema “Integrando saberes científicos para um futuro sustentável”. Com esta iniciativa, a V INCITE se apresenta como um evento que está em convergência com os temas atuais de desenvolvimento social e científico, ao abordar, por exemplo, os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), que são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.


Além dos diversos projetos desenvolvidos pelos estudantes do CEPC, a Feira contará com as participações da Secretaria Municipal de Saúde, que prestará serviços básicos à população, como vacinação e testes rápidos; da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), com a apresentação de projetos dos diversos cursos da Estação Ciência; e também de associações locais voltadas à agricultura familiar, como a COOAMA e a APOJ.


Para a professora Lílian Conceição, uma das integrantes da Comissão Científica, “a Feira de Ciências do CEPC é um importante momento na formação científica dos estudantes, pois possibilita aos alunos a oportunidade de vivenciarem a pesquisa de uma forma prática estimulando a construção do conhecimento pautada na atividade investigativa”. Outro ponto importante é que a Feira é construída pelos alunos ao longo de vários meses, criando um ambiente que “além de possibilitar o protagonismo dos estudantes no desenvolvimento dos projetos, promove a integração com a comunidade ao incentivar a atividade investigativa, tendo como referência seu cotidiano e o meio em que vive”, afirma a professora Eliane Peixoto, também integrante da Comissão Científica.


O Colégio Estadual Pedro Calmon já vem se destacando ao longo dos anos com produções científicas relevantes e projetos premiados em eventos regionais, nacionais e internacionais, como o prêmio Criativos da Escola, a Feira de Ciências da Bahia (FECIBA), a Feira de Ciências e Matemática de Amargosa (FECIMA), e a Menção Honrosa no evento internacional NASA Space Apps Challenge.

Siga o Recôncavo no Ar nas redes sociais e fique por dentro de todas as informações e transmissões ao vivo na nossa página oficial.

Inscreva-se em nosso canal do You Tube e receba todas as novidades,  vídeos e entrevistas e em breve transmissões ao vivo

Facebook e Instagram

Sair da versão mobile