Cientistas revelam zona de impacto exata para asteroide que ‘destruirá cidades’ em 2032

A NASA estimou uma chance de 2,3% de que o asteroide 2024 YR4 impacte a Terra em 22 de dezembro de 2032.
A previsão assustadora sobre um asteroide “destruidor de cidades” voando em direção à Terra levantou alarmes em agências espaciais no mundo todo. Agora, o cientista da NASA David Rankin identificou a região exata onde o asteroide 2024 YR4 poderia atingir, estendendo-se do norte da América do Sul até a Ásia, incluindo áreas densamente povoadas como Chennai, Índia, e a Ilha de Hainan, China. Em 17 de fevereiro de 2025, a NASA estimou uma chance de 2,3% de que o asteroide 2024 YR4 impacte a Terra em 22 de dezembro de 2032. Isso marca um aumento da probabilidade inicial de 1,2% relatada em janeiro de 2025.
Com um diâmetro de até 90 metros, aproximadamente o tamanho da Estátua da Liberdade, o impacto do asteroide pode causar danos catastróficos a qualquer região povoada ao longo de seu caminho. Especialistas alertam que a explosão pode ser equivalente a oito megatons de TNT — mais de 500 vezes o poder da bomba atômica lançada em Hiroshima.
A NASA pretende continuar monitorando a rocha espacial, com a possibilidade de revisar seu risco de impacto com a Terra à medida que mais informações se tornem disponíveis. Mas de onde veio o asteroide? E qual papel ele desempenhará no futuro do nosso planeta? Clique nesta galeria para descobrir.
MSN
Participe na produção de pautas e matérias com sugestões e flagrantes enviando em nosso WhatsApp no 075999580723.
Siga o Recôncavo no Ar nas redes sociais e fique por dentro de todas as informações e transmissões ao vivo na nossa página oficial.