Ciclone se forma no sul da Bahia provando muita chuva.
Um ciclone se forma no Oceano Atlântico, próximo ao sul da Bahia, neste sábado (24), provocando chuvas intensas no estado e espalhando áreas de instabilidade por diversas regiões do Brasil. De acordo com o modelo de previsão climática do Meteored, analisado pelo Mídia Bahia, o fenômeno deverá causar nuvens carregadas nas regiões Sudeste, Sul, Centro-Oeste e Norte.
As chuvas mais intensas provocadas pelo ciclone devem atingir o sul da Bahia no sábado (23). O fenômeno chama atenção de meteorologistas devido à sua formação em uma latitude excepcionalmente baixa. Normalmente, ciclones extratropicais se formam em latitudes médias, entre 70° e 45°.
Na América do Sul, é comum a formação de ciclones até os 25° de latitude sul. No entanto, este sistema está se formando ainda mais próximo do Equador, em torno dos 18°S, o que o torna uma ocorrência incomum.
Condições para a formação do ciclone
A formação de um ciclone exige dois fatores principais:
- Mudança de temperatura próxima à superfície.
- Uma perturbação nos ventos médios, em altitudes de aproximadamente 5 km.
Ambos os fatores estão previstos para ocorrer no sul da Bahia neste fim de semana. Segundo especialistas, o cavado atmosférico — um canal de baixa pressão — se estende pelo Atlântico em direção a latitudes mais baixas, causando movimentos ascendentes do ar próximo à costa entre os estados do Espírito Santo e Bahia.
Influência da ZCAS
Além do cavado, um corredor de umidade conhecido como ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul) também está ativo. Esse sistema, que se forma entre a Amazônia e o Oceano Atlântico, provoca chuvas volumosas em várias regiões. A ZCAS deve atuar na Bahia de sexta-feira (22) até terça-feira (26).
Comparação com tempestade tropical Iba
As condições para a formação deste ciclone se assemelham às da tempestade tropical Iba, registrada em março de 2019 na costa baiana. Porém, meteorologistas destacam que a probabilidade de este ciclone adquirir características subtropicais é baixa.
Impactos na região
O ciclone se formará no oceano e não deve causar grandes impactos no continente. Entretanto, o sul da Bahia pode registrar rajadas de vento de até 70 km/h na noite de sábado (23). A previsão para as chuvas indica acumulados significativos em algumas cidades:
Apesar de ser um fenômeno raro, sua previsão exata permanece um desafio para meteorologistas.
Siga o Recôncavo no Ar nas redes sociais e fique por dentro de todas as informações e transmissões ao vivo na nossa página oficial.